Vandalismo ou intolerância religiosa no Morro da Capelinha?

A imagem de Nossa Senhora Aparecida teve cabeça arrancada três vezes no Morro da Capelinha, em Planaltina no Distrito Federal. Os organizadores da Via Sacra ganharam nova imagem para oratório e o policiamento foi reforçado desde a noite desta terça (26), logo após o terceiro ataque à imagem da santa. 
 

Policiais militares devem fazer rondas, para evitar que ocorra novamente o ato de vandalismo. Após a terceira incidência, um comerciante de Planaltina decidiu doar uma nova imagem aos organizadores da Via Sacra e voluntários cimentaram a santa no oratório para tentar inibir a ação dos vândalos, mas a organização do evento não descarta que novo ataque aconteça, já que a imagem não é trancada.

Os organizadores do evento afirmam que, como a área onde fica a capela é aberta, isso dificulta a identificação de quem realizou a depredação.  Eles informaram ainda que não registraram ocorrência do ataque na delegacia. O coordenador da Via Sacra, Joel Lacerda, acredita que a comunidade deve usar o espaço do morro, para evitar depredações.

Câmara em Pauta não pode deixar de registrar que a agressão tem sinais de intolerância religiosa, já que somente a imagem foi atacada. O ataque foi semelhante ao que aconteceu em dezembro de 2011 em um presépio da Asa Norte, cujas imagens tiveram as cabeças cortadas e na época, a opinião mais consensual era de intolerância religiosa, porque as imagens foram decapitadas e as cabeças levadas e resto das estátuas foi virado de costas para a rua.

FONTE: Portal em Pauta em 27/03/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.