OAB do RJ cria telefone para denúncias sobre casos de intolerância religiosa

Em 2017, o terreiro também foi alvo da ação de criminosos Foto: Foto de Arquivo


A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa da OAB-RJ acaba de criar o Disque Intolerância. Pelo telefone 2272-6150, qualquer pessoa poderá denunciar práticas e ações que limitem o exercício da fé. O objetivo da ação é ajudar a conter a onda de violência contra templos e espaços religiosos no Estado do Rio de Janeiro. Nos últimos meses, segundo a OAB-RJ, houve um aumento nos ataques, sobretudo a terreiros de umbanda e candomblé na Baixada Fluminense.

— Antes, tínhamos o e-mail (ccire@oabrj.org.br) apenas. Agora, ampliamos o canal. É muito importante que todos se engajem nesta causa — explica Guiomar Mairovitch, presidente da comissão.


Segundo a Agência Brasil, pelo menos 15 espaços foram fechados somente em Duque de Caxias, em maio, por ordem de traficantes. Diante do quadro, o Ministério Público Federal pediu ao governo do estado ações em relação aos atos de violência.

— É importante que ninguém se omita. Este tipo de crime é uma fronta não só à fé das pessoas como ao Estado Democrático de Direito — conclui Guiomar.

De acordo com dados do Disque 100 — canal para denúncias de violação de direitos humanos da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República — nos últimos seis anos houve um crescimento no relato de discriminação por motivo religioso no Brasil: saltou de 15 para 537 casos. No período, de acordo com dados do canal, dos 59% do total de casos registrados eram referentes a religiões de matriz africana, como a umbanda e o candomblé; 20% a religiões evangélicas; 11% a espíritas; 8% a católicos; e 2% a ateus.

FONTE: Jornal Extra em 30/07/2019

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.