Carta aberta da URI contra a violência e a intolerância religiosa




A URI – Iniciativa das Religiões Unidas, presente em 110 países com 1.000 Círculos de Cooperação espalhados pelo mundo, vem a público para se opor veementemente a todos os atos de violência e em particular os que ferem o livre exercício de práticas religiosas e ou espirituais, de tradições africanas, indígenas e demais convicções de qualquer natureza, na forma e onde quer que sejam praticadas.

A Constituição brasileira garante o direito à livre escolha de culto de cada cidadão. Sendo o Brasil um Estado laico, assim mesmo temos assistido desde ofensas, agressões físicas até a interdição e derrubada de templos. Intolerância espalhada inclusive por alguns meios de comunicação. Aproveitamos para manifestar nossa preocupação em relação à liberação de mais armas no país.

Temos que estar atentos aos discursos de ódio contrareligiões afro-brasileiras, ou quaisquer outras tradições religiosas, com pautas morais conservadoras e/ou agressivas que têm alcançado todos os níveis da política brasileira.

Em nível mundial, achamos oportuno trazer a voz doDiretor Executivo da URI Global, Victor Kazanjian, que diante dos vários atentados ocorridos a templos religiosos em março de 2019, enviou a seguinte mensagem:

“Conclamamos a todas as pessoas do mundo a condenar esses atos de ódio e também a responsabilizar os líderes em todos os países cuja retórica divisiva e desumanizadora cria um clima que tolera e incentiva o preconceito e o ódio que se manifesta de muitas formas. Neste momento de inquietação, abrimos nossos corações liberando o poder de nosso amor, conectando-nos uns aos outros em laços inquebrantáveis ​​de relacionamento e permitindo-nos construir e reconstruir comunidades que finalmente se fortalecem com a beleza de nossa diversidade”.

É hora de nos unirmos para transformar essa realidade!
“Somos os frutos de uma só árvore e as folhas de um único ramo”

O Estado é laico, o Brasil e o Planeta são sagrados e todos queremos paz!

URI –Iniciativa das Religiões Unidas
Julho/2019

O propósito da Iniciativa das Religiões Unidas é promover uma cooperação diária duradoura, bem como acabar com a violência de motivação religiosa e criar culturas de paz, justiça e cura para a Terra e todos os seres vivos. www.uri.org



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.