Baixada terá 1ª Caminhada contra a intolerância Religiosa



A Baixada terá sua primeira caminhada inter-religiosa no próximo domingo, 14 de julho. A concentração será às 9h, na Praça dos Direitos Humanos, Centro de Nova Iguaçu. A caminhada começa às 11h pela Via Light seguindo até o antigo pólo gastronômico (próximo a garagem São José).


Um comitê Inter-religioso foi formado na Baixada com a intenção de promover ações conjuntas entre as cidades para conscientizar sobre a importância dos direitos às liberdades religiosas. Várias denominações religiosas já confirmaram presença com representantes do candomblé, umbanda, igrejas evangélicas, católicas, wikas, budistas, ateus e agnósticos. Entre a classe artística, já confirmaram presença: o grupo Afoxé Omo Ketu, cantor Pedro Neves, grupo Força Raiz, grupo Panelinha de Dendê, Ministério David e Daniel, Padê de Exú - Performance Ritual com texto de Abdias Nascimento e Thiago Viana.


Neste dia, também estarão no palco, vários líderes religiosos fazendo seus apelos pelo respeito e tolerância religiosa, explica Nádia Maria, uma das organizadoras do evento. “A melhor expectativa possível para uma ação de visibilidade que irá demonstrar ao poder público que somos muitos.

Afinal na Baixada Fluminense é local onde se concentra grande parte das casas de matriz africana. E as mais antigas casas. Eu mesma sou descendente do engenho velho. Minha avó Aleluia de Iemanjá veio da Bahia inaugurou sua roça em Mesquita, casa essa que existe no mesmo lugar até hoje", relatou.

Este será o momento de todos deixarem suas mensagens de paz através dos seus códigos religiosos, seja com uma oração, cântico ou até mesmo uma benção, observa Wildson França. "O importante é que as pessoas possam entender que há espaço para todas as religiões e credos. Estamos em um país livre”, ressaltou. Cada líder terá cinco minutos de apresentação. (em segundo plano na foto).

FONTE: Minha Baixada em 10/07/2019

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.