Santa pode ter sido depredada no RS por intolerância religiosa, diz polícia

Delegado explica que já houve outros casos semelhantes na Serra gaúcha.
Por isso, está sendo analisado se há alguma relação entre as situações

A polícia não descarta a possibilidade de intolerância religiosa no caso da santa quebrada em Farroupilha, na Serra do Rio Grande do Sul, na madrugada de domingo (3). O responsável pela investigação, delegado titular da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas de Caxias do Sul, Mario Antonio Mombach Jaworoski, explica que já houve outras situações semelhantes e que, por isso, está sendo analisado se há alguma relação entre os casos.

Entretanto, a polícia também não desconsidera outras motivações como, por exemplo, um ato de depredação. "Temos várias hipóteses, são linhas que estamos avaliando."

A polícia teve acesso a uma gravação (veja vídeo ao lado) liberada pelo Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio que mostra a ação de dois homens que chegam de motocicleta. Após descerem do veículo, eles permanecem de capacete. Um deles sobe no tablado da santa e usa uma pequena mareta para danificar a imagem. Em seguida, ele jogam material combustível na santa, ateiam fogo e fogem. 

As investigações partem agora para a análise minuciosa do vídeo, o que pode mostrar algum detalhe que ainda não foi visto pelas agentes.

"O que nos conforta é que essas imagens mostram a dinâmica do crime, o que normalmente é difícil de conseguir", afirma o delegado.

Agentes da delegacia estão nas ruas de Farroupilha na tarde desta segunda-feira (4) para encontrar outras câmeras que tenham registrado a passagem da motocicleta.

A polícia tenta ainda identificar os dois indivíduos, apesar das placas da motocicleta estarem cobertas e os indivíduos estarem com o rosto coberto na gravação liberada pelo Santuário. "Estamos traçando perfil de pessoas dadas a esse tipo de delito e coletando todas as informações possíveis."

Mombach acredita que a dupla fez um levantamento prévio do local, indentificando a presença de uma câmera em frente a santa. Por isso, tiveram cuidado em esconder a placas e não mostrar o rosto. Os danos provocados pelo ato de vandalismo ainda não foram levantados mas, de acordo com o delegado, aparentemente são superficiais.

Outros casos na região
O padre Gilnei Fronza relatou ao G1 que outras comunidades na região avisaram sobre atos de vandalismo contra imagens de santos. Casos semelhantes ocorreram em capelas no interior de Caxias do Sul, Garibaldi e outras de Farroupilha, no fim de novembro de 2015. Pelo menos sete foram quebradas em um intervalo de uma semana.

"As pessoas não podem passar impunes diante de um ato de tanto desrespeito como este que foi feito aqui", resume o padre.
Imagem danificada substituiu santa 'feia'
A nova imagem de Nossa Senhora do Caravaggio substitui a antiga, que causou polêmica pela aparência desde a inauguração, em 2008. Chegou  a passar até por uma "plástica", com o retoque de alguns traços do nariz. Mesmo assim, ganhou o apelido de "santa feia".

A iniciativa da mudança partiu da própria comunidade, que arrecadou R$ 80 mil em doações. A nova estátua foi feita em dois anos de trabalho por uma dupla de artistas plásticos, após campanha para arrecadar fundos. Agora, tem mais de 6 metros e pesa 25 toneladas.
A principal reclamação dos devotos era que a santa não lembrava em nada a original, que está no santuário há mais de 200 anos. A inspiração veio de um quadro trazido por um imigrante italiano na época da colonização.
Durante a confecção, o galpão onde os artistas trabalhavam ficou aberto para a comunidade conferir como estava o andamento dos trabalhos. A nova imagem foi apresentada à população em 12 de dezembro.

FONTE: Portal G1 em 04/01/2016



 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.