Polícia investiga invasão e incêndio de terreiros de candomblé, em GO

Suspeita é de que fogo tenha sido criminoso devido a intolerância religiosa.
Em um dos locais atingidos prejuízo chega a R$ 100 mil, segundo religioso.

A Polícia Civil está investigando incêndios a dois terreiros de candomblé em Águas Lindas de Goiás e Santo Antônio do Descoberto, cidades goianas no Entorno do Distrito Federal. A suspeita é de que o fogo tenha sido criminoso e provocado por intolerância religiosa. As invasões foram no sábado (12).

Em Santo Antônio do Descoberto, os criminosos arrombaram uma janela e entraram no terreiro. Eles colocaram fogo e fugiram. De todos os pertences que estavam dentro do local, restaram apenas algumas cadeiras e tambores.

No momento do incêndio, não havia ninguém no terreiro. Responsável por conduzir as cerimônias, o babalorixá Babazinho de Oxalá foi quem apagou as chamas com ajuda de vizinhos.

“Quando eu cheguei aqui, já estava em estado triste, tudo queimado, com fogo pegando. É um prejuízo de R$ 100 mil, no mínimo. Acabou tudo, não tem mais o que fazer aqui”, disse.

Furto
Há um mês, o mesmo terreiro já tinha sido alvo de ladrões. Eles também entraram pela janela. Alguns objetos foram roubados e outros, destruídos. Os religiosos disseram que, antes disso, nunca tiveram problemas no local, que já funciona há cinco anos.

“Nunca tivemos uma represália, foi sempre normal o convívio. Eles [vizinhos] dizem que gostam quando a gente está, porque a rua fica alegre, tem muita gente com o movimento na rua”, conta a yalorixá Rejiane de Oyá.

Em Águas Lindas de Goiás, um grupo arrombou o portão do terreiro de candomblé e colocou fogo em uma poltrona e em roupas que estavam no varal.

A polícia ainda não tem suspeita de quem possa ter cometido esses crimes e investiga se há ligação entre os casos. “A princípio, a gente trabalha com intolerância religiosa e vamos buscar os possíveis autores desses crimes”, disse o delegado Felipe Socha, responsável pelos dois casos.

FONTE: Portal G1 em 15/09/2015

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.