TVE Debate - Candomblé


Na edição deste domingo (06), às 20h30, o TVE Debate discute a situação fundiária dos terreiros de candomblé da Bahia.
Convidados
Para falar sobre o tema foram convidados o professor doutor do Departamento de Antropologia da UFBA, Jocélio Teles, a coordenadora da Defesa de Direitos dos Povos e Comunidades Tradicionais do Estado da Bahia, Juliana Silva Freitas, e o coordenador Estadual do Coletivo de Entidades Negras, Marcos Rezende.
A situação fundiária dos terreiros de candomblé da Bahia

O programa irá debater a atual situação dos mais de 1600 terreiros de Candomblé presentes em Salvador, dos quais, muitos não possuem escritura do terreno, apenas recibos de compra, por exemplo.
Considerando a relevância patrimonial da cultura religiosa de matriz africana associada às leis atuais de sociedade, a não regularização da ocupação de espaços já resultou em polêmicas quanto à demolição de alguns centros religiosos.
Como administrar essas situações? Como atuam as políticas públicas de auxilio estas comunidades? Esses são alguns dos pontos que serão discutidos. “Existe esse direito dos povos de terreiros em buscar a regularização fundiária dos seus espaços religiosos”, lembra a coordenadora Juliana Freitas.

FONTE: TVE Debate em 03/01/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.