Governo promove empreendedorismo dos terreiros de candomblé


Para potencializar a comercialização da produção dos terreiros de candomblé de Salvador e Região Metropolitana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), promove nesta sexta-feira (14), às 19h, o Desfile de Moda e Arte nos Terreiros - Cultura e Empreendedorismo Familiar. Executado pelo Programa Vida Melhor Urbano, o evento acontece na Praça de Oxum Terreiro Ilê Axé Iyá Nassô Oká - Casa Branca, na Vasco da Gama.

Durante o desfile, serão exibidos elementos da moda afrobaiana, a exemplo do pano da costa, souvenires, torços, bijouterias, confecções masculina e feminina, entre outros. Os produtos foram confeccionados por religiosos de Matriz Africana que pertencem a 17 terreiros de Salvador e Lauro de Freitas.

De acordo com Ailton Florêncio, coordenador do Vida Melhor Urbano, a atividade atende ao pleito dos Povos de Terreiros de Salvador e RMS. “ Nossa meta é valorizar a cultura afro-baiana, com ações de fortalecimento da produção de vestuário, artesanato e souvenires, além do apoio com equipamentos, insumos e comercialização, direcionados à geração de trabalho e renda das famílias”.

O desfile terá como organizações parceiras representativas a Sociedade São Jorge do Engenho Velho, Espaço Cultural Vovó Conceição, Rede Mauanda Bankoma, Rede Religiosa de Matriz Africana do Subúrbio (RREMAS), Instituto Nacional de Tradição Cultura Afro - INTECAB-BA e a Fundação Acua – Colômbia.

FONTE: Governo da Bahia em 13/12/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.