EUA: Igreja Católica exorta Barack Obama a defender «bem comum» e «liberdade religiosa»


O presidente da Conferência Episcopal dos Estados Unidos (USCCB), cardeal Timothy Dolan, saudou hoje Barack Obama pela sua reeleição à frente dos destinos do país e pediu-lhe que defenda o “bem comum” das populações.

Numa mensagem publicada através da internet, o arcebispo de Nova Iorque chamou “especial” atenção para a importância de salvaguardar os direitos “dos mais vulneráveis, incluindo os que estão por nascer, os pobres e os imigrantes”.

De acordo com aquele responsável, “a Igreja Católica norte-americana vai continuar a defender a vida, o matrimónio, e o seu direito mais precioso, a liberdade religiosa”.

A USCCB conta ainda com Barack Obama para “restaurar o caminho do civismo na ordem pública, para que as relações humanas na América sejam guiadas pelo respeito e caridade entre todos”.

O resultado das eleições americanas mereceu uma reação de Bento XVI que, numa carta enviada a Obama através da Nunciatura Apostólica (embaixada da Santa Sé) em Washington, destacou as “altíssimas responsabilidades” dos Estados Unidos para com a comunidade internacional.

Barack Hussein Obama II, candidato democrata, foi reconduzido à Casa Branca, para um segundo mandato de quatro anos, depois de ultrapassar nas urnas o republicano Mitt Romney, garantindo desde já 303 dos 538 votos do colégio eleitoral.

No seu discurso de vitória, o advogado e político de 51 anos assegurou que, “para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”.

FONTE: Agência Ecclesia em 09/12/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.