Câmara de São Carlos vota a criação de conselho da diversidade religiosa


A Câmara de Vereadores de São Carlos (SP) deve votar na próxima terça-feira (4) a implantação de um conselho municipal sobre a diversidade religiosa. A ideia foi inspirada no Comitê Nacional da Diversidade Religiosa, que completa um ano nesta sexta-feira (30).

O conselho municipal deve formular políticas e planos para a promoção da diversidade religiosa, além de apurar denúncias de prática de intolerância religiosa. A proposta foi desenvolvida pelo educador Adilson Ranches Marques. “O comitê tem justamente o trabalho para promover um estado laico que é aquele que garante a liberdade de expressão religiosa”, explicou.
“A nossa ONG trabalha desde 2001 com essa linha de cultura de paz e diversidade religiosa. Nós organizamos vários eventos, como atividades culturais, palestras, reflexões, a gente promove essa tolerância à diversidade religiosa”, completou Marques.

A ideia nasceu há dois anos. “Desde 2010 a gente tem trabalhado para que se implantem em São Carlos um conselho que teria o papel de receber denúncias de intolerância religiosa, mas, principalmente, ter o foco na educação para promover a tolerância, que é melhor do que combater a intolerância”, enfatizou.

Segundo Marques, a ONG ainda recebe denúncias de preconceito religioso. “A gente recebe com certa frequência essas denúncias, que vão desde as crianças que sofrem preconceito na escola quando falam que a família segue algum culto afrodescendente, como a Umbanda, por exemplo, até pessoas que foram ameaçadas no trabalho por manifestar alguma religião. Então a gente sabe que, apesar do estado brasileiro ser laico, as pessoas ainda sofrem no dia a dia preconceito em função da escolha religiosa”, afirmou o educador.

A votação do projeto na Câmara de São Carlos será realizada na sessão da próxima terça-feira (4), que tem início às 15h.

FONTE: Portal G1 em 30/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.