Ministra da igualdade racial participa de caminhada contra intolerância religiosa no Rio


Mobilização reuniu no domingo (16), milhares de candomblecistas, católicos, muçulmanos, umbandistas, espíritas, judeus, em defesa da liberdade religiosa

Ministra destacou importância da Caminhada, cujo objetivo é o combate a qualquer tipo de intolerância religiosa

No domingo (16), a orla de Copacabana foi tomada pela energia e fé de milhares de candomblecistas, católicos, judeus, muçulmanos, umbandistas, índios, ciganos, espíritas, evangélicos, entre adeptos de outras tantas religiões, no Rio de Janeiro. A mobilização foi motivada pela V Caminhada em Defesa da Liberdade Religiosa, que teve o objetivo de combater a intolerância religiosa e contou com o apoio da ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Bairros.

Milhares de pessoas se concentraram desde as 11h no Posto 6 e caminharam até a Praça do Lido, onde a confraternização religiosa culminou com uma apresentação da cantora Margareth Menezes. Para a ministra Luiza Bairros, a caminhada tem uma importância singular porque propõe o respeito e a rejeição a manifestações de intolerância a qualquer religião, indistintamente.

O babalaô Ivanir dos Santos, que no Brasil representa a religião do candomblé, é o principal idealizador da caminhada. Segundo ele, uma das vontades do movimento é por em prática o Plano Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, que foi entregue à Presidência da República em 2008.

Através de cartazes, faixas e pronunciamentos, a manifestação lembrou também a necessidade de efetivação da Lei 10.639/2003, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LBD), tornando obrigatório o ensino de história e cultura da África e das populações negras brasileiras nas escolas do país.

O evento é organizado pela Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR), que desde 2008 promove a caminhada, após uma série de casos de preconceito contra a religião.

FONTE: Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial em 18/09/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.