Federal fluminense debate educação e intolerância religiosa


Niterói/RJ - Com a exposição de 12 especialistas em várias áreas, entre as quais a professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Muniz Sodré, Renato Nogueira e Rafael Sanzio, e tendo como tema os “Desafios e Novos Caminhos para a Educação”, o Laboratório de Etnografia e Estudos em Comunicação, Cultura e Cognição da Universidade Federal Fluminense (UFF), realiza nesta sexta-feira (03/08), a partir das 08h30, o primeiro evento brasileiro independente no modelo TEDx (Technology, Entertainment and Design).


O objetivo das palestras, que reúne cientistas e artistas de diversas áreas de conhecimento, segundo o coordenador e organizador do encontro, o professor Júlio Cesar de Tavares, é apresentar experiências inovadoras e propostas práticas que influem no aprendizado e no pensamento educacional. Os palestrantes não são remunerados e toda a equipe do evento é composta por voluntários.


As conferências serão transmitidas ao vivo pelo site Clique aqui para ver ao vivo. A Afropress é parceira do evento e também transmitirá os debates pela Internet.


O modelo desse tipo de evento surgiu na Califórnia em 1.984 e as palestras terão duração de 18 minutos cada uma. “Reunimos neste TEDxUFF um naipe excepcional de profissionais. São professores que fazem a diferença, dentro e fora de instituições oficiais. Impulsionam experiências inovadoras, elaboram proposições críticas e boas práticas pedagógicas que influenciam o aprendizado, o pensamento educacional e o estímulo a incorporação do cotidiano cultural brasileiro em toda a sua diversade”, afirma Júlio Tavares.


Segundo ele, o evento funciona como um programa de televisão com auditório composto por 100 pessoas selecionadas que ficará para a posteridade. As conferências serão vistas on line e depois editadas, a partir do dia 20 deste mês.


Palestrantes


As exposições começam as 08h30 no auditório da empresa Ampla, a concessionária de energia de Niterói. A mestre de cerimônias será a jornalista Flávia Oliveira, comentarista de economia do telejornal “Estúdio I” da Globo News, e do “Bom Dia Rio”, da TV Globo.


O primeiro a falar será David Bassous, conhecido como Mestre Bujão, Mestre em Ciência da Arte pela UFF e Contramestre de Capoeira, que falará sobre o tema “Din.Down Experiência e aprendizado”.


O músico multi-instrumentista, e educador musical, formado pela Escola de Música Vila Lobos, Kiko Menezes falará sobre o tema “Mundo Som – Música e Ecologia Humana na Educação”.


A professora Eneida Leal Cunha, Doutora em Literatura de Língua Portuguesa pela PUC/Rio falará sobre “A contribuição milionária de todos os erros”, uma homenagem a Oswald de Andrade e ao Modernismo brasileiro, que está completando 90 anos.


O Doutor e Mestre em Matemática pela UFRJ, Carlos Mathias, falará sobre “Matemática Humanista: uma perspectiva cultural no ensino para Deficientes Visuais por meio de Ritmos Musicais”.


O Doutor em Educação Matemática pela University of Califôrnia em Berkeley, e Mestre em Psicologia Cognitiva pela UFPE, Luciano Meira, falará sobre “Inovação na Escola”.


Sidarta Ribeiro, Doutor em Neurociências e Comportamento Animal pela Rockefeller University e Mestre em Biofísica pela UFRJ, falará sobre o tema “Dormir, Comer, Sonhar, Aprender”.


Intolerancia e ensino religioso


Renato Noguera, Doutor em Filosofia pela UFRJ e Mestre em Filosofia pela UFSCar, falará sobre intolerância religiosa abordando o tema “Educar versus Doutrinar: a intolerância e o ensino religioso”.


A Pós-graduada em Cinema-Documentário pela FGV, e em Teatro pela UFRJ, Carmen Luz falará o tema "MixMemória: Experimentos cênicos no olho da rua”, enquanto que o escritor e Doutor em Letras (Ciência da Literatura) pela UFRJ, Muniz Sodré falará do tema “Educação e novos agentes produtivos”.


A professora Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva, Doutora em Ciências Humanas-Educação pela UFRGS e primeira mulher a ocupar como conselheira o Conselho Nacional de Educação (CNE) falará sobre “Relações étnico-raciais e educação” e o Doutor em Antropologia pela Harvard University, Roberto Kant falará sobre “Educação e Direitos Humanos”.


Por último, o Doutor em Informações Espaciais pelo Departamento de Engenharia de Transportes da USP e Mestre em Planejamento Urbano pela FAU da Universidade de Brasília (UnB), Rafael Sanzio falará sobre o tema “A África, o Brasil, a geografia e a educação”.


FONTE: Afropress em 03/08/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.