Sejudh finaliza preparativos da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil


O Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), finaliza os preparativos para a realização da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil, que acontecerá nos dias 18 e 19 de julho em Cuiabá, com a presença da ministra chefe da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, na abertura dos Trabalhos.


A cerimônia terá início na quarta-feira (18.07), às 10 horas, no auditório Clóves Vetoratto, no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Na ocasião, haverá o lançamento do Plano Viver sem Limites e também do 1º Prêmio Coetrae de Jornalismo. Em seguida, às 11h30, será inaugurada a sede do Centro de Referência em Direitos Humanos de Mato Grosso, à rua Pedro Celestino, 291, no centro da Capital. 


No período da tarde, a programação acontece na Praça Alencastro, das 14h às 20h. No local será instalada a Tenda da Cidadania. Diversos parceiros e órgãos públicos estarão presentes com oferta de serviços, projetos e ações dirigidas aos Direitos Humanos em Mato Grosso. 


Ainda no período da tarde de quarta-feira, às 14h, na Escola Estadual Presidente Médici, na avenida Mato Grosso, haverá a abertura da exposição “A verdade da Repressão. A Memória da Resistência”, organizada pela Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR). No mesmo local, das 17h às 20h será lançado o livro “Retrato da Repressão Política no Campo” e debate sobre o tema “Memória e Verdade”. Esse evento também é organizado pela SDH/PR. 


Outra atração do evento são as Oficinas Temáticas. Elas serão realizadas na quarta-feira (18.07), das 14h às 17h, e na quinta-feira (19.07), das 08h às 18h, na Escola Estadual Presidente Médici. Constam no evento 18 temas ligados aos Direitos Humanos. 


Nas Oficinas Temáticas de quarta-feira serão debatidos o Trabalho Escravo e campanha contra os agrotóxicos, projeto Viver Sem Limites, Enfrentamento à Exploração Sexual, construção de Políticas Públicas das Pessoas Idosas, Sistema Nacional Socioeducativo (Sinase).


Na quinta-feira (19.07), as Oficinas Temáticas prosseguem com os temas Diversidade Religiosa, Plano de Enfrentamento à Tortura, Programa de Proteção a Vítimas e Testemunhas Ameaçadas (Provita), Polícia Comunitária, Redes de Atendimento do Disque 100, Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Enfrentamento ao Trabalho Infantil, Enfrentamento à Violência contra as Mulheres. 


Haverá reunião dos Conselheiros Estaduais das Pessoas com Deficiência, palestras sobre Acessibilidade, BPC na Escola e ainda reunião com a rede de parceiros e o Centro de Referência em Direitos Humanos. Essa reunião contará com Roda de Conversa sobre os temas Trabalho Escravo, LGBT, Idoso, Educação em Direitos Humanos, Registro Civil de Nascimento, Diversidade Religiosa, Tortura, População em situação de Rua, Proteção a Testemunhas e Proteção aos Defensores de Direitos Humanos. 


As atividades serão encerradas com a audiência pública sobre Ouvidoria Itinerante. Uma comitiva integrada por 25 profissionais da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República acompanhará as atividades. 


Conforme o secretário Paulo Lessa, titular da Sejudh MT, a realização da Caravana dos Direitos Humanos pelo Brasil, em Mato Grosso, será o evento de maior representatividade do segmento já realizado no Estado. 


FONTE: Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos em 13/07/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.