Povo de terreiro saúda orixás na luta contra a intolerância religiosa

Tradicional cortejo reuniu centenas de pessoas de religiões de matriz africana, como jurema, umbanda e candomblé, no Centro do Recife
Foto:Rubens Marinho/ TV Clube

Vestidos de branco, empunhando flores e espalhando alfazema pelo ar, os povos de religiões de matriz africana saudaram os orixás na abertura do Mês da Consciência Negra na 13ª edição da Caminhada dos Terreiros de Pernambuco. O tradicional cortejo reuniu centenas de pessoas na luta contra a intolerância e o racismo seguindo o lema “Mexeu com um(a), mexeu com todos(as)”.
“O nosso objetivo é trazer para toda a comunidade a nossa religião, o nosso credo e, assim, enfrentar o racismo e à intolerância. Para isso, temos que vir às ruas desmistificar o que existe dentro de nossa religiosidade. Temos a certeza que assim estamos fazendo o nosso papel de enfrentar a discriminação não apenas no Recife e em Pernambuco, mas em todo o Brasil”, defendeu o babalorixá Pai Quinho.
A concentração começou às 14h, no Marco Zero, no Recife Antigo, com o discurso de lideranças religiosas e homenagens, seguidas do Xirê, celebração com cânticos e danças para todos os orixás. A caminhada, que celebra a força de religiões ancestrais do povo negro, como o candomblé, a jurema e a umbanda, seguiu pela Avenida Marquês de Olinda, Ponte Maurício de Nassau, Avenida Martins de Barros, Praça da República, Rua do Sol, Avenida Guararapes e Avenida Dantas Barreto até o Pátio de São Pedro.

FONTE: OP9 em 01/11/2019

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.