Após ataque em terreiro, mãe de santo tirará filhos do país, com medo


Por Marcos Nunes

Dois filhos biológicos da mãe de santo que teve um terreiro atacado por homens armados em Nova Iguaçu, na Baixada Fuminense, na semana passada, vão sair do país por medida de segurança. A revelação foi feita nesta, sexta-feira, durante reunião em que dez representantes de religiões de matrizes africanas foram pedir ajuda ao Ministério Público Federal (MPF). Os religiosos denunciaram que 32 terreiros de umbanda e candomblé foram atacados, desde o início do ano, na Região Metropolitana do Rio.

Segundo Iya Lúcia de oxum, da rede de religiões afrobrasileira, a mãe de santo está abalada e também analisa de se vai continuar no Brasil ou não.

— Ela está assustada e muito abalada emocionalmente com isso tudo. Ela contou que os filhos biológicos dela vão sair do país e que se sente muito vulnerável com que aconteceu. Contou anda que está preocupada com os filhos de santo. E que, por conta do que ocorreu, deixou a o terreiro e o local onde morava — diz Iya.

Setup Timeout Error: Setup took longer than 30 seconds to complete.

Outros sete terreiros de Nova Iguaçu também sofreram ataques nas últimas duas semanas. Parte deles, com a presença de homns armados que obrigavam mães e filhos de santos a destruirem objetos religiosos. Dois oito ataques registros no município, cinco são investigados pela 58ª DP (Posse).

Também nesta sexta-feira, a Polícia Civil divulgou a informção que a 58ª DP indiciou , com base na Lei de Racismo, um pastor por idiscriminação religiosa.

Segundo a Polícia Civil, o homem que se identificou como pastor Daniel Martins Francisco publicou vídeo em redes sociais, onde aparece quebrando imagens religiosas de um terreiro .

As gravações foram entregues à polícia pela Secretaria estadual de Direitos Humanos e Políticas para Mulheres e Idosos (SEDHMI) , na última semana, após uma denúncia recebida pela SEDHMI.

No vídeo, gravado no dia 29 de agosto, no Bairro Jardim Paraíso, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, o pastor diz que os santos eram imagens de demônios que atormentavam uma família. De acordo com as investigações da 58ª DP (Posse), as peças destruídas seriam de uma filha de santo que teria se convertido a religião do pastor.

FONTE: Jornal Extra em 15/09/2017

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.