“As mulheres muçulmanas são um alvo fácil dos governos”

As mulheres muçulmanas foram as mais recentes vítimas da perseguição dos Estados ocidentais à liberdade das minorias religiosas. A proibição do uso de burquíni nas praias francesas é uma das faces mais visíveis do problema. Mas não é a única.

Ashleigh Keall é doutoranda na Faculty of Laws da University College de Londres. Esteve em Lisboa por ocasião do ciclo de conferências “Law in the age of balancing”, da Faculdade de Direito da Universidade Católica, para apresentar a sua tese sobre véu islâmico e o direito constitucional à liberdade religiosa.

A proibição de uso do véu islâmico ou do burquíni poderá ter consequências negativas na integração social das mulheres muçulmanas?

Se uma mulher sente que deve usar um niqab para sair à rua e lhe é dito que não o poderá fazer, o mais provável é que decida ficar em casa, em vez de sair sem as vestes islâmicas. Mulheres entrevistadas em França disseram: ‘Pedi ao meu marido que levasse os nossos filhos à praia. Já não sou bem-vinda, não posso lá voltar’. Não é preciso muito para se perceber que medidas como esta vão condená-las a um maior isolamento social. Se encararmos o niqab como um símbolo de opressão, bani-lo será contrário ao projeto de criação de uma sociedade assente na igualdade de gêneros. Estas leis e políticas têm um impacto negativo. Tentemos integrar estas mulheres, interagir mais com elas, garantindo-lhes acesso à educação e ao mercado de trabalho.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
FONTE: Expresso em 26/09/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.