MT é um dos estados com menos casos de intolerância

Por Aline Almeida

Dados da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o Disque 100, apontam que no Brasil, a intolerância religiosa cresceu quase 4.000% em cinco anos. Somente no ano passado, a Secretaria de Direitos Humanos contabilizou 556 denúncias sobre casos de intolerância religiosa.

Os dados mostram ainda que há cinco anos, quando o canal começou a registrar estas denúncias foram apenas 15 casos, ou seja, neste período os registros aumentaram 3.706%.

Em 2011 foram registrados 15 casos através do Disque Denúncia, Mato Grosso não registrou nenhum, São Paulo e Rio de Janeiro foram os estados com mais casos, três no total.

Em 2012, foram 109 denúncias, São Paulo aparece com 19, Rio de Janeiro 18 e Mato Grosso uma. Em 2013, os números alcançam 231 casos, São Paulo com 50, Rio de Janeiro com 39 e Mato Grosso com dois.

Em 2014 foram 149 denúncias, sendo 39 no Rio de Janeiro, 29 em São Paulo e três em Mato Grosso. Já em 2015 o número saltou para 556, 37 em São Paulo, 36 em Rio de Janeiro e uma em Mato Grosso.

Segundo a Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos, o número não representa a quantidade de casos reais, que passam por investigação, mas de denúncias por parte da população.

A ouvidoria aponta que o número de denúncias de intolerância religiosa na internet também aumentou.

Em Mato Grosso, devido ao crescimento no número de denúncias referente a intolerância religiosa, a Polícia Civil destinou um delegado para trabalhar nestes casos.

O delegado Luciano Inácio conta que caracterizados mesmo como “intolerância” são poucos os casos.

No entanto, vários casos de centros de umbandas queimados, conforme, são classificados como atos de vandalismo.

Ele confirmou que, neste caso, todos os templos religiosos independentemente das denominações, estão suscetíveis a passar. Mas, quanto à intolerância religiosa, Luciano Inácio diz que ela tem que ser combatida, pois é muito perigosa.

“Tem pessoas que acabam fazendo piadas com o jeito dos adeptos das religiões se vestirem ou portarem. Todo o tipo de crime deve ser comunicado a polícia”, afirmou.

Neste ano mesmo, Cuiabá registrou casos de centros de umbandas serem queimados, na semana passada uma mulçumana foi vítima de intolerância em um posto de gasolina em Cuiabá. Conforme informações da Polícia Militar, um homem que estava no local começou a ofender a mulher.

Dados - O disque-denúncia, junto com a Ouvidoria Online e o Clique 100 realizaram 324.892 atendimentos em 2015, dos quais 42% se referiu ao registro de denúncias de violações de direitos humanos. Mais de 270 mil atendimentos foram para encaminhar denúncias aos órgãos da rede de proteção integral de direitos humanos e ao sistema de justiça. Com isso, os serviços da Secretaria de Direitos Humanos recebeu a média de 376 denúncias por dia.

FONTE: Diário de Cuiabá em 16/05/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.