Religiosos de diferentes credos unidos pela democracia

Subsecretário de Direitos Humanos afirmou que polícia investiga caso.
Livros e móveis foram jogados para fora; não houve furto de pertences.


Os ataques ao Centro Islâmico de Brasília nesta segunda-feira (21) foram um ato de intolerância religiosa contra a comunidade muçulmana, afirmou o subsecretário de Direitos Humanos do Distrito Federal, Coracy Chavante. Segundo ele, o governo acompanha as investigações da delegacia criada recentemente para apurar crimes do tipo. A polícia tem 30 dias para concluir inquérito.

Na manhã desta segunda, livros religiosos, utensílios e móveis do centro foram jogados para fora do prédio, que funciona na Asa Norte. Não havia ninguém no local no momento.

Como a mesquita não tem câmera de segurança, os investigadores esperam que imagens de uma escola vizinha possam ajudar a obter mais informações. A reportagem não conseguiu contato com o Sheikh Mohamed Zidan, responsável pelo espaço.

“As características denotam muito um crime de ódio porque lá tinha objeto de valor, objeto de som, e nada foi furtado. Livros e móveis foram jogados para fora, alguns rasgados. Isso não denota nenhuma ligação com furto, roubo ou vandalismo”, disse o subsecretário ao G1.

Pertences da mesquita jogados no chão, fora do prédio (Foto: Reprodução)

Ele declarou que o governou prestou solidariedade aos membros da mesquita. “Agora é aguardar o inquérito e continuar o diálogo para manter a garantia de direito humano à crença.”

A Delegacia Especial de Repressão aos Crimes por Discriminação Racial, Religiosa ou por Orientação Sexual, ou contra a Pessoa Idosa ou com Deficiência (Decrin) foi criada em janeiro deste ano, depois que pelo menos quatro terreiros de candomblé foram incediados no DF e no Entorno.

O espaço funciona no Departamento de Polícia Especializada (DPE), na sede da corporação – próximo ao Parque da Cidade. À época da inauguração, o governador Rodrigo Rollemberg disse que “é inaceitável” que na capital do país sejam aceitos casos de intolerância religiosa.

Material colocado para fora em ataque a mesquita de Brasília (Foto: Reprodução)

FONTE: Portal G1 em 21/03/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.