OAB/DF emite nota de repúdio a ato de intolerância religiosa

A OAB/DF divulgou, nesta sexta, feira (29), nota de repúdio ao incidente ocorrido nesta madrugada no Centro Espírita Kardercista Chão de Flores. O local foi vítima de incêndio que, ao que tudo indica, foi criminoso. A OAB/DF, representada pelo advogado Bernardo Pablo Sukiennik, prestou solidariedade aos representantes do local. Pablo Sukiennik também disse que a Seccional irá acompanhar o caso para descobrir se o incêndio foi criminoso e qual teria sido a motivação. Confira, abaixo, nota de repúdio.

Nota de repúdio
A Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) vem a público externar sua solidariedade ao Centro Espírita Kardercista Chão de Flores, vítima nesta madrugada (29) de incêndio que destruiu sua sede, em Sobradinho/DF. O incidente tem fortes indícios de natureza criminosa e fruto mais uma vez de intolerância religiosa.

No último dia 21 de janeiro de 2015, a OAB/DF protagonizou, junto com representantes dos poderes públicos locais, o 1º Pacto pela Liberdade Religiosa e, exatamente uma semana depois, temos notícias de atos de agressão e desrespeito a um templo religioso, numa prática que, infelizmente, vem dando mostras de crescimento.

Para que os compromissos assumidos no último dia 21 de janeiro de 2016 sejam materializados, é necessário que a recém criada delegacia de combate a crimes contra a intolerância religiosa apure as circunstâncias identifique os culpados e entregue a justiça em condições de aplicar as penalidades cabíveis.

Os recentes ataques aos templos religiosos ocorridos no Distrito Federal e Entorno são indicativos de que a intolerância religiosa deve ser combatida de forma veemente e eficaz pelas autoridades, inclusive o Judiciário. A construção de uma sociedade livre, justa e republicana pressupõe o reconhecimento da legitimidade de todas as religiões, o respeito a liberdade religiosa do cidadão e das religiões.

Repudiamos todo tipo de hostilização, perseguição, preconceito e discriminação. A OAB/DF fica à disposição das vítimas de mais essa barbárie para cobrar e exigir providências para que esse episódio seja exemplarmente elucidado formando uma pedagogia social que fatos como esse não se repitam no Distrito Federal.


FONTE: Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal (OAB/DF) em 29/01/2016

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.