Mangaratiba contra a Intolerância Religiosa

A Fundação Mário Peixoto (FMP) apoiou no último sábado, 12, o evento “Águas de Oxalá”, realizado pelo Centro de Cultura Afro Abassá de Omolu, em Conceição de Jacareí. O objetivo do encontro religioso era o fortalecimento da igualdade entre todos e o fim da Intolerância Religiosa.
O evento é um misto religioso e cultural que acontece tradicionalmente todos os anos no 2º Distrito, tendo como patronos o dirigente do Centro de Cultura Afro Brasileira Abassá de Omulu, pai Nelson de Jussuanã e o padre Camilo, da Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Peregrinos de vários centros de cultura afro realizaram uma procissão, ao som dos cantos e do batuque pelas suas do distrito em direção à praia, onde foram recepcionados pelo padre na Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Foi realizada a lavagem da escada da histórica igreja e a colocação do barco com oferendas, pedidos e agradecimentos dos fiéis.
Em seguida, foi realizada a reinauguração do busto de Zumbi dos Palmares, recentemente reformado pela Prefeitura Municipal. Ao fim das solenidades, a Fundação Cultural Afro Brasileira e a FMP promoveram a entrega do Prêmio Liberdade de Expressão 2015, homenageando todos os líderes religiosos, políticos e autoridades. Segundo Valéria Cabral, presidente da FMP, o evento foi um sucesso. “Esse encontro foi realmente especial. Ele vem marcando a união, o sincretismo religioso e o combate a intolerância religiosa”.

FONTE: ANGRANEWS em 14/12 2015

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.