Referencial no combate à intolerância religiosa, Ebomi Nice recebe título em Cachoeira

Foto: Windson Souza



A noite de quarta-feira (29) foi de muita emoção para os cidadãos cachoeiranos, que em sessão especial realizada no Salão Nobre da Câmara Municipal de Cachoeira, deram boas vindas a uma nova e ilustre conterrânea. Foi entregue o título de cidadã honorária do município a Ebomi Nice Evangelista Espíndola, detentora de inúmeros títulos, dentre eles o de diretora do Conselho Fiscal do Terreiro da Casa Branca em Salvador, reconhecida principalmente por seu empenho no combate ao racismo e à intolerância religiosa.

Junto aos vereadores da câmara, estiveram presentes personalidades do município de Cachoeira e de todo o estado da Bahia. A diretora do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), Arany Santana, representou a Secretaria de Cultura e o Governo do Estado da Bahia durante o evento.

“Nos somamos ao povo e à Câmara Municipal da valorosa cidade de Cachoeira, no reconhecimento e justa homenagem a Ebomi Nice. Uma mulher que de forma natural se lança à defesa dos direitos de todos, sendo uma grande inspiração e referencial na luta contra o racismo e contra a intolerância religiosa” ,declarou Arany Santana ao realizar a sua saudação em nome do Governo da Bahia.

A chegada de Ebomi Nice à Câmara Municipal foi saudada pelo som dos atabaques, anunciando que aquela seria uma noite de celebração. ”Eu só peço que Oxalá me dê a inspiração divina para que eu possa honrar este compromisso que hoje venho assumir com o povo de Cachoeira. Não posso deixar de agradecer à minha mãe da Boa Morte e da Boa Glória. O meu coração está em festa!”, emocionou-se a homenageada diante da calorosa recepção.

Com atuação nacionalmente reconhecida, Ebomi Nice é a única mulher de Salvador a integrar a venerável Irmandade de Mulheres Negras de Nossa Senhora da Boa Morte, da cidade de Cachoeira. Em sua trajetória de filha de Orixá, tem ocupado cargos de diversas casas, com destaque para Yá Benin de Xangô, do Ilê Axé Yá Nassô Oká Oxum, de Mãe Nitinha (Rio de Janeiro); Yá Urulú – do Ilê Axé Ogum Alabedé Orum (Rio de Janeiro); Yá Larê do Alandê Xirê – do Ilê Axé Opô Afonjá, de Mãe Stella de Oxossi – Yalorixá do Ilê Axé Opô Afonjá (Cabula); Yá Nirerê – do Ilê Axé Oxumarê do Pai PC – (Vasco da Gama); Posto – no Ilê Axé Opô Aganju, de Pai Balbino Daniel de Paula – Babá Obaraí (Lauro de Freitas).

“Ebomi Nice há muito tempo tem um forte envolvimento social com Cachoeira, contribuindo com a nossa cultura, e também em áreas como o turismo, a saúde e a justiça social. Esperamos que o título que estamos lhe passando hoje, de cidadã cachoeirana, contribua para o fortalecimento de nossos laços e do trabalho que ela vem desenvolvendo no município, em especial na defesa da cultura dos Povos de Santo”, declara Maria Lúcia Costa dos Santos, autora do projeto de resolução aprovado por unanimidade pela Câmara de Vereadores de Cachoeira que concedeu o título de cidadã honorária a Ebomi Nice.

Além de Ebomi Nice, outras nove personalidades foram homenageadas com o título de cidadão cachoeirano na mesma noite. Em seus agradecimentos, Ebomi Nice fez a Oração a São Francisco de Assis, e comentou novamente sobre a felicidade em receber honraria da cidade heroica de Cachoeira. “Me sinto feliz por hoje estar nascendo nesta cidade que eu tanto amo”, declarou.

FONTE: Governo do Estado da Bahia em 30/04/2015

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.