Cuanza Norte: Religiosa defende reforço no resgate de valores morais e cívicos

Camabatela - A madre católica Serafina João António defendeu nesta terça-feira, em Camabatela, município de Ambaca, Cuanza Norte, o reforço d envolvimento de toda a sociedade, particularmente as famílias, no resgate dos valores morais, cívicos e culturais. 

A madre afecta a congregação do Bom pastor fez estas declarações quando palestrava sobre o tema “O papel da família na transmissão dos valores morais, cívicos, patrióticos e culturais”.
Segundo a religiosa, para se falar em resgate de valores é importante que se estude a constituição das famílias, visto serem a base da construção da sociedade e cuja desestruturação se reflectirá nesta.
Serafina António apontou a falta do diálogo nas famílias, a poligamia, o uso excessivo de álcool, os conflitos domésticos e a guerra que assolou o país durante décadas, provocando milhares de deslocados e órfãos privados de educação e da transmissão de valores familiares onde para sobreviver as pessoas faziam até o inadmissível, como as principais causas da perda de valores morais.
Apelou também ao uso das línguas nacionais no processo de resgate dos valores morais e na promoção da angolanidade, numa altura em que o consumismo e o materialismo desenham uma solidão generalizada em que cada um está sozinho na diversidade.
Criticou ainda a atitude de alguns progenitores que se furtam das suas responsabilidades paternais na condução e educação dos filhos, sublinhando que tais  atitudes têm contribuído para a falta de harmonia e desintegração social.
Defendeu ainda a necessidade de os pais pautarem por uma conduta exemplar diante dos filhos, procurando dar mais exemplos do que produzir discursos, pois, considera o pai como a primeira figura de inspiração do filho.
Disse que a promoção de valores como amor, solidariedade, temperança e honestidade são fundamentais para a construção duma sociedade solidária, equilibrada, sadia e próspera.
Promovida pela Direcção Municipal de Ambaca da Família e Promoção da Mulher, a palestra que decorreu no salão nobre da administração municipal foi assistida por membros da administração local, autoridades tradicionais, entidades religiosas, jovens e convidados.
O acto enquadrou-se no programa de actividade do XVIII Conselho Municipal da Família, realizado no fim-de-semana, sob o lema “Minha Família, Minha Inspiração” e que abordou, entre outros temas, o “Diálogo como chave para manter os laços familiares”, “A figura do pai como modelo de inspiração para os filhos”, a “Cultura da paz e tolerância começam na família” e “Processo de revisão do código civil”.

FONTE: Agência Angola Press em 05/05/2015

 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.