Reunião discute medidas para proteger a Pedra de Xangô, alvo de intolerância religiosa

Uma reunião de representantes de órgãos públicos estaduais e municipais, nesta sexta-feira (14), vai discutir ações conjuntas para proteger a Pedra de Xangô, local na periferia de Salvador considerado sagrado pelos terreiros de candomblé e que vem sendo alvo de ataques e manifestações de intolerância religiosa.

O encontro foi articulado pelo secretário estadual de Promoção da Igualdade Racial, Raimundo Nascimento, após tomar conhecimento de uma denúncia registrada na última quarta-feira (12) ao Centro de Referência Nelson Mandela por um grupo de pessoas ligadas a religiões de matriz africana.

A Pedra de Xangô tem sido alvo constante de atitudes desrespeitosas à fé dos devotos de religiões de matriz africana e inclusive prejudiciais ao meio ambiente, como o despejo de sal e enxofre no local, pichações e quebra de vasilhames com oferendas aos orixás.

Na quarta-feira, antes de apresentar denúncia no Centro de Referência Nelson Mandela, um grupo de representantes de terreiros de candomblé da capital baiana participaram de um ato contra a intolerância religiosa na Pedra de Xangô, nas proximidades do conjunto Cajazeira 10.

FONTE: Bahia Toda Hora em 14/11/2014

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.