Ministra recebe lideranças de associação de defesa da liberdade religiosa

A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), Ideli Salvatti, recebeu nesta terça-feira (22) a suplente de deputada federal Romanna Remor e o administrador Silvio Guimarães – representante no Brasil da Associação Liberdade Religiosa e Negócios (ALRN), organização internacional com sede no Reino Unido dedicada à promoção da liberdade religiosa como instrumento de desenvolvimento econômico e social.
No encontro, foram apresentadas as diversas atividades promovidas no Brasil pela organização. De particular importância foi o ranking dos países com menores restrições à liberdade religiosa. Produzido pelo Pew Research Center a partir de informações colhidas entre 2006 e 2012, o ranking coloca o Brasil como o país, dentre os 25 mais populosos, cujo governo menos empecilhos impõe ao livre exercício das crenças individuais.
Depois de convidar a organização para participar do Segundo Fórum Mundial de Direitos Humanos, que se realizará em dezembro no Marrocos, a ministra Ideli abordou com Romanna Remor e Silvio Guimarães a proposta de uma colaboração entre a SDH/PR e a ALRN na consolidação de um prêmio para iniciativas e boas práticas em liberdade religiosa.
Durante a conversa, a ministra também destacou o caráter inovador da atuação da ALRN. “Ao associar a liberdade e diversidade religiosa ao desenvolvimento econômico e social, ela aborda um tema fundamental sob uma perspectiva única”, elogiou. “E demonstra que esse amor brasileiro à diferença e à diversidade, além de ser uma herança cultural incomparável, promove o próprio desenvolvimento do país.”
Diversidade – Ao final do encontro, a ministra destacou a importância da diversidade religiosa como agenda prioritária da SDH/PR, que ajudará em setembro no Rio de Janeiro a promover um evento específico sobre o tema: o Congresso História, Experiência Religiosa e Democracia Janeiro.
Por fim, Ideli ressaltou a importância do trabalho de promoção de direitos humanos promovido por diferentes organizações religiosas do país. “Essas entidades realizam ações admiráveis com crianças e adolescentes e com pessoas idosas, com deficiência, em privação de liberdade ou em situação de rua – entre outras”, disse. “Essas iniciativas são positivas por serem conduzidas por pessoas que acreditam no que fazem. Nosso desafio, neste caso, é garantir o reconhecimento, o aprimoramento e a integração delas.”
FONTE: Secretaria de Direitos Humanos Presidência da República em 23/07/2014
 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.