Caso de intolerância religiosa chama a atenção em Camaçari

Mesmo se tratando de um assunto que é abordado com frequência, com a finalidade de diminuir as práticas de preconceito e conscientizar a população de que todas as pessoas têm o direito de professar a fé que escolheu, casos de intolerância religiosa estão cada vez mais frequentes.

No último dia 07 de dezembro, as redes sociais registraram mais um exemplo deste absurdo na cidade de Camaçari. O fato ocorreu logo após uma jornalista postar em seu perfil do Facebook, uma nota do site Ação Noticias, divulgando uma festa no Terreiro de Lembá, localizado nas proximidades da Estrada da Cascalheira. Automaticamente algumas pessoas se denominando evangélicas, comentaram a postagem com frases ofensivas a religião do candomblé.

A polêmica se estendeu quando membros do terreiro citado tiveram conhecimento dos comentários preconceituosos e revidaram com outras postagens. "Gente intolerância religiosa é crime! Se não gosta apenas respeite, pois ai já é ignorância e falta de educação! Aprendi que qualquer lugar onde se fala de Deus ele estará presente. Não somos demônios nem monstros. E Táta Ricardo Tavares é um Sacerdote e merece respeito", rebateu Rita Menezes Menezes.

O Táta responsável pelo terreiro citado lamentou as ofensas e a prática inegável de intolerância religiosa feita por praticamente quatro pessoas que possuem perfil no facebook. Diante da situação ele decidiu prestar queixa: "já tomei as providencias e hoje pela manhã levei as impressões das postagens para a delegacia e para o Ministério Publico de Camaçari e entrei com uma ação criminal contra os autores das postagens e segundo a Delegada Dra. Maria Tereza os envolvidos serão intimados ainda essa semana. Também acionei a COPIR com o programa de combate ao racismo institucional", revelou Tata Ricardo.

A policia identificou o principal agressor e o intimou. Na delegacia, M.B não negou o que fez e acabou autuado como réu confesso nos crimes de racismo, intolerância religiosa e injuria grave. O caso agora depende da sentença do juiz.

Outros dois envolvidos identificados pelas iniciais A.O e J.S também já foram localizados pela polícia e devem prestar depoimento ainda esta semana.

Estão no processo junto com Tata Ricardo, João Borges (Coopir) Coordenação de Promoção da Igualdade Racial, Ivo Herrique (CEN) Coletivos de Entidades Negras e Paulo Paixão ( FENACAB) Federação Nacional do Culto Afro Brasileiro ).

De acordo com o Sacerdote do Terreiro de Lemba, Táta Ricardo, o delegado informou que a pena a ser aplicada nesse tipo de caso pode ser de até 3 anos de prisão e ou pena de prestação de serviços.

Intolerância Religiosa:
Entende-se como intolerância religiosa qualquer postura ou atitude ofensiva a diferentes crenças ou religiões. Em alguns países a intolerância religiosa é mais evidente chegando a configurar registros extremos de perseguição, violência e até morte.

Vale lembrar que o Brasil é um país de Estado Laico, ou seja, não possui uma religião oficial definida, sendo assim o Estado se mantém neutro e imparcial às diferentes religiões e a Constituição assegura a liberdade de expressão e cultos divergentes em todo território nacional. Portanto, as pessoas devem entender que toda religião está protegida por lei e não deve ser desrespeitada.

FONTE: Ação Notícias em 16/12/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.