Pelotas tem Comitê Municipal da Diversidade Religiosa

Foi instalado na tarde desta quarta-feira (5) o Comitê Municipal da Diversidade Religiosa. Representantes de diversas entidades participaram, e a expectativa é de que outras ainda se juntem ao grupo. De acordo com o coordenador do Comitê, aclamado durante a reunião, reverendo Ramacés, muitos outros representantes vêm conversando sobre o tema, e devem se juntar à entidade, agora constituída oficialmente, nas próximas reuniões.

Entre todas as falas, o consenso era de cultura de paz, busca pela harmonia, e de uma vida de respeito, fraternidade e bem social nos diferentes segmentos. Para a coordenadora do Conselho de Ensino Religioso (Coner), Dora Domingues, o Comitê dará mais visibilidade ao ensino religioso. A secretária do novo grupo, mãe Nara Louro, diz que o Comitê já existia – pois o grupo já se reúne há cerca de dois anos – faltava oficializar, agora com o apoio do Município.

Os encontros serão mensais, sempre na primeira quinta-feira de cada mês, às 9h, no auditório da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) – rua Marechal Deodoro, 404. Assim, a próxima reunião, aberta a pessoas físicas ou representantes de outras entidades, será no dia 4 de julho. Na pauta estará a elaboração do plano de ação.

A secretária Clesis Crochemore colocou a SJSS e sua estrutura à disposição do Comitê, e pretende trabalhar junto com o grupo em busca de seus objetivos.

Formação do Comitê:

coordenador – reverendo Ramacés – Igreja Anglicana;

vice-coordenador – mãe Gisa de Freitas – Rede Nacional de. Religiões Afro-Brasileiras e Saúde;

secretária executiva – Josette Ferreira – SJSS;

secretária – mãe Nara Louro – Federação Sul-riograndense de Umbanda e Cultos Afro-brasileiros;

vice-secretária – Diná Bandeira – Rede Nacional de Mobilização Social (Coep).

Também participaram da reunião, o pastor da Igreja Batista Jorge Fernando Cabral; Paulo de Xangô, das religiões de Matriz Africana; e a representante da Cáritas Arquidiocesana, Ana Helena Beckenkamp. Alguns dos participantes representavam mais de uma entidade, aumentando a representatividade da coordenação. 


FONTE: Prefeitura de Pelotas em 05/06/2013
      

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.