40 anos de ensino religioso no RN é comemorado com sessão solene na Secretaria de Educação

Uma sessão solene, realizada na manhã desta segunda-feira (03), no auditório Angélica
Moura, da Secretaria Estadual de Educação – SEEC/RN, em Natal, marcou as comemorações alusivas aos 40 anos da instituição do ensino religioso no Rio Grande do Norte. O evento contou com a participação do arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha; da secretária de Educação do Estado, Betânia Ramalho; do diretor-geral da Faculdade Dom Heitor Sales (FAHS) e membro do conselhor governativo do Instituto Pastoral de Natal (ITEPAN), Monsenhor Lucas Batista; da diretora executiva do ITEPAN, Maria Augusta; do arcebispo emérito de Natal, Dom Matias Patrício de Macedo, além do clero da Arquidiocese, ex-secretários da educação e professores do Estado.
De acordo com a secretária da Educação, o momento é de agradecimento por esses 40 anos de ensino religioso no RN. “Como continuidade desse trabalho, anunciamos que em breve, esta secretaria vai implantar a especialização em Ensino Religioso, para que essa modalidade de ensino possa continuar com o projeto de formação da humanidade”, frisa.
Em suas palavras, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, destacou o papel dos professores e profissionais que atuaram no ensino religioso, desde o início, até a atualidade. “Nosso sentimento é somente de agradecimento. Agradecimento pelas pessoas que se devotaram em incentivar o ensino religioso em nosso estado, pois contribuíram para uma educação mais humana e fraterna”, pontua.
Para o monsenhor Lucas Batista, que esteve à frente desta modalidade, desde a sua implantação, o ensino religioso contribuiu para que as pessoas atuassem como agentes transformadores da sociedade. “Nesses 40 anos, só colhemos frutos positivos. Mais de 1.200 alunos passaram pela educação religiosa em nosso estado. Temos o apoio do Estado, com o curso de Ciências da Religião, na UERN. Vale destacar também, o incentivo da Arquidiocese de Natal na formação, com a implantação da Faculdade Dom Heitor Sales, que hoje oferece os cursos de Filosofia e Teologia”, destaca.
Durante a solenidade, também aconteceu o lançamento do livro “Literatura e Ensino Religioso: um diálogo a partir do poema Morte e Vida Severina”, de autoria de Maria Augusta, que também foi pioneira na educação religiosa, no RN; e do livro “Da transcedência à imanência: O ensino religioso no Rio Grande do Norte”, de autoria da professora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Josineide Oliveira.
Ainda na manhã desta segunda-feira, Dom Jaime foi convidado para a solenidade com a presidente Dilma Roussef, na Escola de Governo, no Centro Administrativo, mas, em virtude da sessão solene não foi possível a participação do arcebispo.
 

Fonte:Arquidiocese de Natal em 04/06/2013


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.