Vaticano: Papa exige respeito pelo direito à «expressão pública» da fé

Francisco assinalou 1700.º aniversário do Edito de Milão, que trouxe liberdade religiosa aos cristãos

Cidade do Vaticano, 15 mai 2013 (Ecclesia) – O Papa Francisco apelou hoje ao respeito pelo direito à “expressão pública” da fé de cada pessoa, numa mensagem que assinalou o 1700.º aniversário do Edito de Milão, que trouxe liberdade religiosa aos cristãos.

“Que seja respeitado em todos os lugares o direito à expressão pública da própria fé e seja acolhido sem preconceitos o contributo que o Cristianismo continua a oferecer à cultura e à sociedade do nosso tempo”, pede o texto dirigido ao arcebispo milanês, cardeal Angelo Scola, que recebeu na cidade o patriarca ecuménico (Igreja Ortodoxa) de Constantinopla, Bartolomeu.

O edito que decretou a “liberdade religiosa para os cristãos” foi assinado pelo imperador romano Constantino, que nasceu em 274 e faleceu em 337.

A mensagem do Papa, transmitida através do cardeal Tarcisio Bertone, secretário de Estado do Vaticano, fala numa “decisão histórica” que abriu caminho “de forma decisiva ao nascimento da civilização europeia”.

Francisco dirige uma saudação especial ao patriarca Bartolomeu, que visita Milão para assinalar a data, e deixa votos de que os cristãos do Oriente e do Ocidente testemunhem em conjunto a “mensagem da salvação na Europa e em todo o mundo”.

FONTE: Agência Ecclesia em 15/05/2013 


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.