Secretário Zaqueu Teixeira acompanha ações de Enfrentamento à Violência Infantil e Intolerância Religiosa em Queimados

Ações aconteceram nos 92 municípios do estado

O secretário de Estado de Assistência Social e Direitos Humanos, Zaqueu Teixeira, esteve no município de Queimados, na Baixada Fluminense, na tarde do último sábado (18/05), para acompanhar atividades relacionadas à Campanha Nacional de Proteção à Criança e ao Adolescente e aos 125 anos da Abolição da Escravatura no Brasil, realizadas em todo estado.

“É importante reforçar a cidadania e os direitos da população nesta cidade que cresce a cada dia, para que cresça com qualidade e de forma consciente”, afirmou o secretário.

A mobilização com base no Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, 18 de maio, cujo lema é "Não Desvie o Olhar”, foi realizada na Praça Nossa Senhora da Conceição, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Queimados (Semas), encerrando a Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes. Segundo Zaqueu, a iniciativa serve de alerta para que todos estejam mais ativos nesta questão o ano todo.

“Não dá para ficarmos passivos diante disso. Se suspeitarmos que uma criança da vizinhança ou parente esteja sendo subjugado de alguma forma, temos o dever de denunciar, como cidadãos e como seres humanos.”, ressaltou.

Na ocasião, os agentes da secretaria municipal exibiram um banner com mensagem de conscientização no trânsito e distribuíram panfletos informativos, acompanhados pelos macaquinhos símbolo da campanha que representam um contraponto à premissa “não falo, não vejo, não ouço”. O secretario municipal de assistência Social de Queimados, Elton Teixeira, indicou o “disque 100” e os conselhos tutelares da região para a população recorrer em caso de denúncias.

“Temos que criar o hábito de denunciar, a mudança depende de cada um de nós para garantir a proteção de nossas crianças e adolescentes.”, alertou Elton.

O secretário Zaqueu acrescentou que os conselhos tutelares do Estado e seus 92 municípios passaram por capacitação na semana que antecedeu a campanha, para que estejam mais alertas a questões como essas.

A ação também foi realizada na Central do Brasil, na última quinta-feira (16/05), e na Lapa, na noite de sexta-feira (17/05). As atividades da Semana Estadual de Enfrentamento à Violência Sexual Contra Crianças e Adolescentes tiveram início no dia 14 de maio, com as ações de rua em todas as cidades do estado e com a realização do III Seminário Tecendo a Rede de Proteção, organizado pela Fundação para a Infância e a Adolescência (FIA), no auditório da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ).

Em seguida, o secretário também esteve presente na feijoada organizada pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Promoção da Cidadania (SEMDEHPROC), por meio da Coordenadoria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, na Tenda Espírita Mirim de Queimados. O evento em comemoração aos dois anos do projeto de lei de número 361/11, que tornou o dia 16 de maio como o Dia Municipal de Defesa da Liberdade Religiosa em Queimados, contou com a presença do secretário para reafirmar o apoio do estado no combate à intolerância religiosa e foi mais uma iniciativa de lideranças de religiões de matriz africana para proporem um momento de reflexão sobre os 125 anos da Abolição da Escravatura.

“O Estado tem se posicionado com ações afirmativas para que todos possam exercer com harmonia seu credo e vim aqui para reafirmar o compromisso de trabalhar em defesa do respeito e da liberdade de todas as religiões.”, defendeu Zaqueu.

O secretário aproveitou a oportunidade para informar aos participantes sobre o Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, instaurado em 13 de maio pelo Governo do Estado, que pretende restaurar os direitos e a cidadania, reduzindo as desigualdades raciais e a discriminação étnica e racial nas instituições no âmbito do Estado. Coordenador de políticas e promoção da igualdade racial de Queimados, Jorge Dahl, classificou a visita como acolhedora e respeitosa.

“Foi muito importante, para nos sentirmos amparados pelo Estado. Este respaldo ajuda a desenvolver nosso trabalho com seriedade.", avaliou o coordenador. 


FONTE: Governo do Rio de Janeiro em 20/05/2013 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.