Prefeitura do Recife discute ações de combate à intolerância religiosa

A secretária de Juventude e Qualificação Profissional do Recife, Marília Arraes (PSB), recebeu representantes do Movimento Negro Unificado (MNU) e do Fórum Nacional da Juventude Negra para discutir estratégias de enfrentamento ao preconceito racial. Ao longo da reunião, Marília disse que o Recife irá aderir ao "Juventude Viva", programa desenvolvido pelo Governo Federal que prevê uma série de ações no combate à violência contra a juventude negra.

"É uma situação grave, que existe em todo o país, mas que nós iremos enfrentar com determinação e seriedade. Estamos vendo os resultados positivos do Pacto Pela Vida, mas sabemos que podemos avançar. Iremos buscar as parcerias que puderem ser feitas, porque preservar a vida das pessoas é um dever de todos", disse a secretária.

Na ocasião, foram discutidas ainda questões como a criação de campanhas publicitárias que promovam a igualdade e o respeito étnico. Uma das sugestões dos ativistas foi um trabalho específico com a juventude de terreiros. "O Recife é uma referência quando falamos em religiosidade de matrizes africanas. Podemos trabalhar com estes jovens para que eles possam atuar na preservação e difusão deste legado", disse Marta Almeida, do MNU.

Até o final de maio, representantes do fórum irão apresentar uma pauta com objetivos de trabalho. "Queremos montar um plano de ações, ideias que possam ser concretizadas junto com os movimentos sociais para que possamos chegar aos jovens. O modelo de gestão que defendemos é este, com participação da sociedade e atuação do governo", salientou Marília.

FONTE: SRZD em 15/05/2013


Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.