Pelotas terá Comitê Municipal da Diversidade Religiosa


A partir do dia 5 de junho Pelotas contará com o Comitê Municipal da Diversidade Religiosa. A expectativa é de que atividade e o órgão tenham participação dos diversos segmentos religiosos do município, que já começaram a ser convidados.

A ideia é que o comitê mobilize a sociedade para o respeito à diversidade religiosa, que é garantida pela Constituição Federal de 1988 e pela Declaração Universal dos Direitos Humanos, e com ele se motive o diálogo, a convivência construtiva, e se incentive a reflexão e a formação de uma cultura de paz e respeito, desconstruindo os costumes da intolerância, discriminação, violência e a prática da desigualdade.

A Constituição diz que “é inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e suas liturgias”. A Declaração Universal dos Direitos Humanos, da qual o Brasil é país signatário, ou seja, se compromete a cumprir, diz que “toda pessoa tem o direito à liberdade de pensamento, consciência e religião; este direito inclui a liberdade de mudar de religião ou crença e a liberdade de manifestar essa religião ou crença, pelo ensino, pela prática, pelo culto, e pela observância, isolada ou coletivamente, em público ou em particular”.

A secretária de Justiça Social e Segurança (SJSS), Clesis Crochemore, diz que representantes de diversas religiões e filosofias de vida já estão conversando e discutindo formas de estabelecer um comitê que centralize as ações. O grupo pediu apoio à SJSS para a sua instalação. Para Clesis, qualquer ação que vise estabelecer uma cultura de paz é bem recebida e terá o apoio da secretaria.

A reunião para constituir o Comitê será realizada, às 14h, no auditório da Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS) – rua Marechal Deodoro, 404. O evento é aberto a todos os interessados, representantes religiosos o não.

*Com informações da cartilha “Diversidade Religiosa e Direitos Humanos” da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República.


FONTE: Prefeitura de Pelotas em 22/05/2013 



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.