Papa Francisco e Merkel discutem temas políticos e religiosos

O papa Francisco reuniu-se este sábado com a chanceler alemã, Angela Merkel, com quem discutiu temas como a protecção dos direitos humanos, a perseguição dos cristãos, a liberdade religiosa e a colaboração internacional para a paz.

«Foi lembrada a longa história das relações entre a Santa Sé e a Alemanha, reafirmando os temas de comum interesse, entre eles a situação sociopolítica, económica e religiosa da Europa e do mundo», disse em nota o Vaticano.

O encontro durou cerca de 45 minutos e ocorreu na Sala da Biblioteca, no Vaticano. Merkel falou em alemão com o Pontífice, que foi auxiliado por um intérprete.

Merkel deu ao Papa três volumes do poeta Friedrich Holderlin, numa edição original de 1905. O poeta é um dos preferidos de Francisco.

A chanceler também presenteou o Pontífice com uma colecção de 107 CD de canções clássicas da orquestra regida pelo maestro Wilhelm Furtwangler. «Não sei se o senhor encontrará tempo para escutar», disse Merkel.

No voo que a levou a Roma, Merkel chegou a comentar com jornalistas que já tinha lido um livro lançado na semana passada na Alemanha sobre a história do cardeal Jorge Mario Bergoglio, eleito Papa em Março. «É um livro que eu praticamente devorei. Achei muito interessante. Além do mais, nós dois vivemos sob o poder de ditaduras», contou. A chanceler disse estar «muito convencida» da bondade de Bergolio no episódio que envolve dois jesuítas presos e torturados nos anos 1970 pelo regime do ditador Jorge Rafael Videla.


FONTE: Diário digital em 21/05/2013 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.