Milhares celebram liberdade religiosa na maior cidade das Américas, São Paulo

Se no mundo 40% dos países sofrem com leis que restringem a liberdade religiosa, no Brasil esse quadro não é uma realidade. A convivência harmônica entre as diferentes religiões foi bem ilustrada no II Festival Mundial de Liberdade Religiosa, evento organizado pela Associação Internacional de Liberdade Religiosa (IRLA) e que cerca de 30 mil pessoas ao Vale do Anhangabaú, região central de São Paulo, no sábado à tarde, dia 25.
O presidente da Igreja Adventista do Sétimo Dia no mundo, pastor Ted Wilson, agradeceu a todas as autoridades que se manifestaram publicamente a favor da liberdade de expressão religiosa. “A liberdade religiosa é um dom de Deus que devemos guardar como um tesouro”, disse aos presentes. Já o pastor Erton Köhler, que lidera a denominação na América do Sul, ressaltou o conceito de liberdade religiosa inclusiva, ou seja, direitos para todos e não para uma ou outra religião apenas.
Reconhecimento governamental – O reconhecimento governamental a respeito da importância da temática de liberdade religiosa veio por meio da presença de alguns expoentes da política.
Sociedade civil compareceu ao Vale do Anhangabaú para evento, cerca de 30 mil pessoas
Um deles foi o ministro-chefe da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho – representante da presidente da República Dilma Rousseff. Carvalho assinalou que o poder público precisa agir sempre no sentido de garantir a liberdade de crença dos cidadãos e sinaliza que essas garantias estão sempre nos planos do Governo Federal. Netinho de Paula, secretário de Igualdade Racial da Prefeitura de São Paulo, representou o prefeito Fernando Haddad e se disse satisfeito de participar de um evento daquele porte. Deputados e vereadores também marcaram presença, muitos deles responsáveis pela elaboração de leis municipais e estaduais que garantem aspectos de liberdade religiosa em suas esferas de atuação.
O Dr. Alcides Coimbra, secretário-executivo da IRLA no Estado de São Paulo comenta que esta ação e outras, como visitas e fóruns na Assembleia Legislativa, na OAB São Paulo, um concerto no Centro Universitário Adventista de São Paulo – Unasp–SP, entre outros que ocorreram na semana foram de extrema importância para reforçar, garantir e agradecer ao direito que nós temos de louvar ao nosso Deus e continuarmos com as nossas atividades do cotidiano sem interferir em nossa fé. Como por exemplo, prestar vestibular num horário alternativo, ter a liberação no trabalho entre outros tantos fatores primordiais.
Transmissão ao vivo - A TV Novo Tempo, emissora de propriedade da Igreja Adventista e que pode ser vista também em sinal aberto em São Paulo por meio do canal 46, transmitiu ao vivo todo o evento, bem como a Rádio Novo Tempo. Além disso, apresentadores da emissora cristã fizeram parte da programação. Veículos de comunicação religiosos e emissoras de TV como a Globo e de rádio como a CBN enviarem equipes ao local e veicularam reportagens sobre o assunto.
O pastor Edson Rosa, secretário-executivo da IRLA na América do Sul e organizador geral do evento, fez um balanço positivo. Em sua opinião, o Festival mostrou principalmente uma boa representatividade de religiões preocupadas com o respeito e a tolerância. Além disso, serviu para divulgar a causa da liberdade religiosa para um número maior de pessoas, o que é saudável para consolidar o conceito.
Para o Pastor Domingos de Sousa, líder da Igreja Adventista no Estado de São Paulo, afirma que “A liberdade vem do coração de Deus, por isso Ele nos deu o direito de escolha. Nossa gratidão a você que esteve conosco no Vale da Anhangabaú e obviamente louvamos a Deus porque tudo isso só tem um objetivo, promover o nosso Criador.” 


FONTE: Igreja Adventista do Sétimo Dia em 26/05/2013 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.