Memorial Kisimbiê sedia I Encontro de Memoriais de Terreiros de Candomblé

Evento promove discussões sobre interação entre os memoriais baianos
O Memorial Kisimbiê promove o I Encontro da Rede de Memoriais de Terreiros de Candomblé, com o intuito de criar uma rede de memoriais de terreiros baianos. De acordo o taata Anselmo Santos Minatojy, do Terreiro Mokambo, o interesse é na interação entre os diversos memoriais espalhados pela Bahia. O encontro acontece nesta quarta-feira (29), das 9h às 17h, no Terreiro Mokambo (Vila Dois de Julho, Paralela).

Entendendo que a memória preservada nos terreiros de candomblé deve ser socializada com a comunidade e colocada à disposição de todos, o encontro e a formação de uma rede têm o intuito de dar visibilidade à contribuição das religiões de matriz africana para a formação étnica e cultural do povo brasileiro. As entidades entendem que as práticas contribuem para a aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08, que tornam obrigatória a inclusão da temática História e Cultura Afro-Brasileira no currículo oficial da rede de ensino.

A Diretoria de Museus do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (DIMUS/IPAC) mapeou oito memoriais presentes em terreiros em Salvador Ilhéus, Lauro de Freitas e Alagoinhas. Esses espaços são equipamentos de registros culturais e religiosos de matrizes africanas.

O evento é organizado pelo espaço museológico com o apoio da DIMUS/IPAC e do Centro de Culturas Populares e Identitárias (CCPI), unidades da Secretaria de Cultura do Estado (Secult-BA).

Veja a programação completa:

9h às 11h – Acolhimento e apresentação dos memoriais e museus existentes nos Terreiros de Candomblé participantes do encontro
11h às 12h – Fala de representante da DIMUS sobre o tema 'O conceito de Memorial e a importância de manter um núcleo de Memória nos Terreiros de Candomblé'
12h às 14h – intervalo para almoço
14h às 15h – Fala de representante do CCPI
15h às 17h – Troca de experiências e informações entre os participantes e proposição de um novo encontro, com a participação de terreiros que pretendem dispor de um memorial ou museu em suas instalações.

I Encontro da Rede de Memoriais de Terreiros de Candomblé
Data - 29 de maio (quarta), das 9h às 17h
Local: Memorial Kisimbiê (Terreiro Mokambo – Rua Heide Carneiro, nº 89, Vila Dois de Julho, Paralela)
Cantato - (71) 3360-6668/3462
Gratuito


FONTE: iBahia em 28/05/2013



 

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.