Intolerância religiosa manifestada na Europa

O combate à intolerância religiosa é o tema em destaque numa conferência que a «Organização para a segurança e cooperação na Europa» (OSCE) está a promover em Tirana, na Albânia. Em comunicado, este organismo refere que «representantes de 57 países», incluindo Portugal, demonstraram-se impelidos para «encontrar soluções para a discriminação praticada contra muçulmanos, cristãos e membros de outras religiões».

A reunião da OSCE, que iniciou na última terça-feira, 21 de maio, possibilitou aos responsáveis políticos e sociais da União Europeia tomarem conhecimento das dificuldades que afetam as comunidades cristãs, através de um relatório apresentado pelo Observatório sobre a Intolerância e a Discriminação Religiosa na Europa (OIDCE).

Atualmente, ainda são «muitas» as limitações impostas aos que partilham a fé em Cristo: o observatório identificou mais de 800 casos nos últimos cinco anos, relativos, principalmente, com «crimes de ódio» e com a difusão de ideias que tendem a «excluir» e a difundir uma «imagem negativa» das comunidades cristãs.

Durante o encontro, Gudrun Kugler, representante do observatório, deixou algumas «recomendações» aos participantes, solicitando-lhes que lutem por uma sociedade inclusiva, por leis equitativas, e que despertem a consciência dos cidadãos para a importância de erradicar a violência contra cristãos, dentro e fora da Europa.

FONTE: Fátima Missionária 23/04/2013



Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.