Intolerância religiosa é tema de debate na Faetec

Rede promove evento para comemorar o Dia Internacional contra a Discriminação Racial

Nesta quinta-feira, é o  Dia Internacional contra a Discriminação Racial. A celebração acontece em memória ao massacre de Saperville, na África do Sul, ocorrido durante um protesto contra o Apartheid. Para marcar a data, a Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) realiza um debate sobre intolerância religiosa, das 10h às 12h, no Campus Quintino, Zona Norte do Rio.

A roda de diálogo terá a participação de várias autoridades civis e religiosas, além da equipe do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros (Neab) da Rede. Dentre os participantes estarão o babalaô Ivanir dos Santos, que no Brasil representa a religião do candomblé; o Hare krishna Prema Bhakti Das, Claudia Grabois, representando a Federação Israelita do Estado do Rio de Janeiro (Fierj); Frei Tatá, da Igreja Católica de São João de Meriti; entre outros.


Para a coordenadora do Neab da Faetec, professora Helena Theodoro, “a discriminação acontece no cotidiano, desde os insultos nas escolas até as decisões de contratação ou demissão no local de trabalho; desde a cobertura seletiva dos crimes pelos meios de comunicação ou a polícia até as desigualdades na prestação de serviços públicos”:


– É inegável que este tipo de racismo cotidiano subsiste. Mas é escandaloso que ninguém o conteste. Neste Dia Internacional para a eliminação da Discriminação Racial, reafirmemos que o êxito desta luta depende da denúncia da intolerância “comum” por parte dos cidadãos comuns. São eles que devem recusar tolerar os atos discriminatórios. São eles que devem fazer compreender que a discriminação não pode ser “banalizada”. Daí nossa preocupação em falar da intolerância religiosa, tão presente em nosso dia a dia – ressaltou.


Em 21 de março de 2011, a Faetec assinou um convênio de cooperação técnica com a Faculdade Zumbi dos Palmares de São Paulo (Unipalmares). A instituição promove capacitação para os docentes da Rede, visando a implementação das Leis 10.639/03 e 11.645/08, que tratam dos estudos etnicorraciais nos currículos escolares.


FONTE: Governo do Rio de Janeiro em 20/03/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.