Em nova declaração, Feliciano ataca Caetano Veloso e candomblé


O deputado pastor Marco Feliciano (PSC-SP), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias (CDHM) da Câmara Federal, considerado racista e homofóbico, voltou a fazer declarações polêmicas, dessa vez envolvendo religião. Durante um culto, o parlamentar atacou o cantor e compositor Caetano Veloso e a Iyálorixá Mãe Menininha do Gantois, umas das religiosas mais famosas da Bahia, do candomblé.


Aos fiéis, Feliciano afirmou que Caetano só conseguiu alcançar a marca de 1 milhão de cópias vendias do CD “Prenda Minha Ao Vivo”, de 1998, que trouxe canções como “Sozinho”, por ter sido abençoado por Mãe Menininha, quando ela estava “possuída por orixás”. Ele afirmou que a evidência é de que, na voz de outros artistas conhecidos, como Tim Maia e Sandra de Sá, a música não fez tanto sucesso.

No vídeo do culto que circula na internet, o deputado-pastor afirma que o próprio Caetano chegou a declarar: “Meu segredo é Mãe Menininha do Patuá (sic). Antes de mandar qualquer musica pra rádio, eu mando pra ela, eu canto pra ela. E ela possuída pelos orixás diz assim: pode gravar que eu abençoo”.

O presidente da CDHM ainda insinuou que Mãe Menininha, já falecida, tenha intermediado um pacto entre Caetano e o diabo, e que o candomblé é uma religião diabólica. “Não subestime o diabo, porque ele tem poder”, disse, orientando os fiéis presentes.

A declaração é uma resposta à participação do cantor baiano em um encontro organizado por artistas, em repúdio à eleição de Feliciano para a comissão, no Rio de Janeiro. Participaram, também, os atores Wagner Moura e Leandra Leal, o deputado federal Jean Wyllys e o estadual, Marcelo Freixo, ambos do PSOL-RJ.

Na ocasião, Caetano Veloso declarou: “Não é admissível que essa comissão esteja sendo dirigida e presidida por um pastor que expressou nitidamente a intolerância, tanto da ordem sexual, como racial”.


FONTE: Portal Vermelho em 10/04/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.