Casa de Iemanjá entrega comenda contra intolerância religiosa e inaugura seu telecentro


A Casa de Iemanjá – Ponto de Cultura Quilombo Cultural dos Orixás – promove na próxima sexta (8) a entrega da comenda “Oju Jagun” (Os Olhos do Guerreiro), em homenagem a representantes da sociedade civil e autoridades.
A criação deste título tem por objetivo dar visibilidade a personalidades públicas ou não, que atuam contra a intolerância religiosa em Alagoas. Historicamente as comunidades tradicionais de terreiros sofreram perseguições desde 1912, período conhecido como o “Quebra do Xangô”, onde essas comunidades foram agredidas e seus artefatos sagrados destruídos.
Além disso, a programação do dia 8 de Março inclui o “Omobiri Axé Mojubá”. A palavra é da língua Iorubá e significa “meus respeitos às mulheres do axé". É uma ação dedicada ao Dia Internacional da Mulher, realizada pela Casa de Iemanjá.
Também haverá a inauguração do telecentro da Casa, que possibilitará não só às pessoas de axé, mas a toda a comunidade no entorno da Ponta da Terra o acesso a cursos de informática e ao mundo digital.
O evento acontecerá na sede da Casa de Iemanjá, situada na Rua Dona Alzira Aguiar, 429, na Ponta da Terra, a partir das 14h, e terá a seguinte programação:
- Outorga da comenda "Oju Jagun" (Os olhos do Guerreiro), instituída em 2010 e concedida a personalidades que atuam no combate à intolerância religiosa;
- Roda de conversa com as mulheres do axé sobre os avanços da Lei Maria da Penha, apresentada pelo Centro de Referencia da Secretaria da Mulher, Cidadania e dos Direitos Humanos;
- Inauguração do Telecentro Odô Iyá, com o objetivo de promover a relação entre as comunidades afrobrasileiras e as novas possibilidades tecnológicas, além de toda a comunidade do entorno.
FONTE: Agência Alagoas em 04/03/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.