Diversidade religiosa aumenta na região


Os números do Censo populacional realizado pelo IBGE em 2010, divulgados integralmente no ano passado, mostram que a o perfil religioso dos moradores está acompanhando a globalização mundial – cada vez mais a população descobre e opta por novos princípios religiosos.

Já é possível estimar que a religião mais tradicional, o catolicismo, perde de longe em taxa de crescimento para as inúmeras correntes evangélicas, principalmente se for considerado que a grande maioria dos católicos declara esta opção aos recenseadores mesmo sem sequer frequentar a igreja.

A quantidade de templos e salões destinados a cultos evangélicos é notável. Na maioria das ruas, do centro ou periferia, é comum deparar-se com locais destinados a cultos evangélicos, com nomes e correntes diversas. Existem também os terreiros de umbanda e candomblé, que não se expõem por precaução e temor de atos preconceituosos.

Um levantamento feito pelas Notícias de Poá, com base nesses últimos resultados oficiais, mostra o mapeamento da religiosidade dos moradores da região. Os municípios analisados foram Itaquaquecetuba, Ferraz de Vasconcelos, Suzano e a cidade sede do jornal, Poá.

A quantidade de católicos existentes soma quase 48% de todos os moradores das quatro cidades. Das 860 mil pessoas, número aproximado total da população, aproximadamente 400 mil são de alguma religião católica. Os evangélicos, corrente cristã desligada do Vaticano, somam 290 mil, o que significa quase 34% da população. Os que se declararam sem religião são 109 mil, aproximadamente 13%.

Entre as outras crenças se destacam numericamente os espíritas, com 16 mil adeptos, os Testemunhas de Jeová, com quase 12 mil seguidores, e o budismo, com 4,5 mil praticantes. Esses números representam, respectivamente, 1,9%, 1,3% e 0,5% em relação à população da região.

No Brasil, o Censo mostrou o crescimento da diversidade dos grupos religiosos no Brasil. À proporção de católicos seguiu a tendência de redução observada nas duas décadas anteriores, embora tenha permanecido majoritária, somando 64,6 %. Em paralelo, consolidou-se o crescimento da população evangélica, que passou de 15,4% em 2000 para 22,2% em 2010, ficando abaixo do percentual comparado dos municípios da nossa região.

É possível observar também o aumento do total de espíritas, que apresentam os mais elevados indicadores de educação e de rendimentos, dos que se declararam sem religião - ainda que em ritmo inferior ao da década anterior - e do conjunto pertencente às outras religiosidades. Os espíritas hoje são 2% da população do país, os sem religião 8% e as outras religiões totalizam 3,2% da população.

O número de católicos poaenses é de 45,9 mil, 45% do total da população, enquanto o de evangélicos somam 36,7 mil, 36% dos habitantes. Pessoas que não declararam ter qualquer crença são 13%, mesmo percentual de Ferraz de Vasconcelos, Itaquaquecetuba e Suzano. Essa última é, aliás, a única ao lado de Poá a não ultrapassar os 50% de católicos em todo o Alto Tietê. A cidade possui 122 mil habitantes praticantes dessa religião, número que bate os 49%, sendo que os seguidores protestantes estão em 88 mil, sendo 35% dos suzanenses.

Entre os destaques da região estão à igreja da PL (Perfect Liberty) em Arujá, terra eleita como sagrada para os fiéis da América do Sul e as festas religiosas tradicionais, como a do Divino em Mogi das Cruzes, que atraem moradores de todas as cidades do Alto Tietê.

Outro local digno de nota é o Templo Budista Nambei Shingonshu Daigozan Jomyoji, que atraiu e formou muitos praticantes da crença na região, colaborando para o número expressivo de adeptos em Suzano e nas cidades vizinhas. Inaugurado em 1963, ele é maior do continente e seus traçados arquitetônicos foram projetados e desenhados sem o uso de pregos, utilizando apenas encaixes de madeira.

FONTE: Notícias de Poá em 18/02/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.