Vereadora denuncia intolerância religiosa em escola municipal


As denúncias apresentadas, nesta quarta-feira (08/02/2012), pela vereadora Lucia Antony (PCdoB), na tribuna da Câmara Municipal de Manaus (CMM), de que a escola municipal André Vidal de Araújo, na rua da Penetração, no Parque 10, Zona Centro-Sul , estaria sendo usada para fins não educacionais, vão ser apuradas pela Comissão de Educação da Casa Legislativa. A comissão de vereadores visitará a unidade educacional para colher informações sobre o uso do local para a prática de rituais que estariam incitando a intolerância religiosa.

De acordo com a denúncia, levada ao conhecimento da parlamentar pelos pais dos alunos, os estudantes passaram pelo constrangimento ao ver uma cruz queimada no quintal da escola, que atende a alunos portadores de necessidades especiais. “Nada impede que escolas possam ser cedidas para qualquer segmento da sociedade, inclusive, para as igrejas. O que não é admissível, porém, é as igrejas usarem espaços públicos para queimar cruz e incentivar a discriminação religiosa”, enfatizou Lucia.
Além do desvio de função, a vereadora falou também da falta de material na escola, que em função do uso sistematico por parte da igreja denunciada, teve sua conta de água, do mês de outubro de 2011, elevada para R$ 50 mil.

Resultados:
Após pronunciamento da Vereadora e visita agendada da Comissão de Educação da Casa Legislativa, outra polêmica ocorreu no mesmo Município, com caso envolvendo 13 alunos da Escola Estadual Senador João Bosco de Ramos Lima, na zona norte de Manaus, que se negaram a fazer um Projeto Interdisciplinar de Preservação da Identidade Étnico Cultural, incluído na 8ª Feira Cultural da instituição. Os alunos entenderam que o trabalho passado a eles “faz apologia ao satanismo e ao homossexualismo”, proposta que contrariaria a crença deles. O assunto tomou proporções a ponto da Veradora pedir Audiência Pública, protocolando pedido nas secretarias de Direitos Humanos e da Políticas da Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República, em Brasília, sobre o tema da Intolerância nas Escolas. A situação ainda está em andamento e não há notícia sobre a Audiência Pública e a Vereadora Lucia foi eleita suplente em 2012.

FONTE: Nosso Amazonas em 08/02/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.