RJ promove evento no dia de Combate à Intolerância Religiosa

No próximo 21 de Janeiro, durante todo o dia, acontecerá, na Cinelândia, no Rio de Janeiro, o evento para comemorar o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. A data lembra a oposição a toda forma de violência contra a manifestação religiosa pessoal ou grupal. No Brasil, a liberdade de expressão religiosa é garantida pela Constituição Federal.

Será montado um palco e várias tendas, de diversas religiões. A Igreja Católica terá uma tenda da Arquidiocese do Rio, divulgando a Jornada Mundial da Juventude (JMJ Rio2013), haverá participação musical do reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar Raposo, e do padre Jorjão, da Paróquia Nossa Senhora da Paz, representando o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta.

O membro da Comissão Arquidiocesana para o Diálogo Inter-Religioso, diácono Nelson Augusto Santos Águia, falou sobre a expectativa pela realização do evento:

"Nesse dia vai haver um grande congraçamento entre as religiões (...) Será um dia não só de convivência, mas também de apresentações culturais, um dia também de confraternização entre as religiões", destacou.

O diácono enfatizou ainda o pioneirismo da Igreja Católica em promover o Diálogo entre as religiões, ressaltando a importância de valorizar o que todas têm em comum: a pregação do amor e da fraternidade:

"A Igreja Católica sempre foi pioneira na questão do diálogo e da fraternidade entre as religiões. O Concílio Vaticano II afirmou muito isso em documentos que falam sobre a liberdade religiosa e também sobre a fraternidade que devemos ter entre as religiões. Aqui, na Arquidiocese do Rio, nós temos a Comissão de Ecumenismo e Diálogo Inter-Religioso. Dificuldade sempre nós temos, porque nós somos diferentes; mas o que nós queremos ressaltar é aquilo que nos une. Nós não vamos ali debater questões dogmáticas, doutrinárias, isso nós deixamos para os teólogos. O que nós queremos é demonstrar ao mundo que as religiões pregam o amor e a fraternidade. E a Igreja Católica, claro, não ficaria fora dessa, é uma missão dada por Jesus: “amai-vos uns aos outros como Eu vos amei”, disse. 

Fonte: Dirigida com Arquidiocese do Rio de Janeiro em 8/01/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.