Lavagem das escadarias do Bonfim pede o fim da intolerância religiosa


Religiosos e adeptos das religiões de matrizes africanas aproveitaram o primeiro domingo de 2013 e realizaram a tradicional lavagem das escadarias da Igreja Senhor do Bonfim, no bairro do Poço, em Maceió.

A intolerância religiosa e o respeito a qualquer religião vem sendo discutido ao longo das últimas mobilizações e para esta edição, segundo Amaurício de Jesus, representante da Casa de Iemanjá, não poderia ser diferente. “Uma vez que estamos enfrentando uma série de constrangimento, tanto por pessoas comuns e o mais grave pelo próprio Estado, que deveria nos garantir todo o amparo perante a constituição”, relatou.

O último episódio de intolerância religiosa - lembrado por Amaurício - foi a determinação da Prefeitura de Maceió, em 8 de dezembro, em limitar o horário e o espaço das manifestações das religiões de matrizes africanas para a celebração do dia de Iemanjá.

“Estamos querendo dizer que respeitamos qualquer religião, mas que também é preciso que respeitem a nossa”, desabafou Amaurício de Jesus.

Amaurício destaca que em sua 11º, a lavagem das escadarias realizada em Maceió é um ato de manifestação religiosa, diferente de Salvador. “A lavagem lá é bem antiga, mas ele tem um caráter festivo, diferente do nosso, que é um ato religioso e de desabafo para a sociedade”, concluiu.

FONTE:  Alagoas em 24 Horas em 07/01/2013

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.