Seminário Intolerância Religiosa na Educação


Drielly Jardim
A Comissão de Combate à Intolerância Religiosa (CCIR) realiza, nesta quarta-feira (12), em Estácio, no Rio de Janeiro, o Seminário Intolerância Religiosa na Educação. O evento, que faz parte do projeto “Seminários caminho para liberdade religiosa”, conta com o apoio do Centro de Articulação de Populações Marginalizadas (CEAP) e da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos do Rio de Janeiro.
Segundo Astrogildo Filho, um dos organizadores do evento, o seminário faz parte do ciclo de debates que passará por três cidades do Rio de Janeiro e deverá culminar com uma grande mobilização no dia 21 de janeiro de 2013 – Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa. “Nós vamos discutir o tema e propor soluções para que seja criado o Plano Nacional de Intolerância Religiosa”, afirma. “É uma mobilização da sociedade civil que busca chamar a atenção do governo para um tema muito importante”, garante.
Os próximos seminários ainda não têm data e locais definidos, mas terão como tema “liberdade de expressão” e “laicidade e o Estado”. A participação é gratuita.
Dia de Combate – O Dia Nacional de Combate a Intolerância Religiosa, celebrado em 21 de janeiro, foi oficializado pela Lei nº 11.635, em 2007. A data homenageia a sacerdotisa, Gildásia dos Santos e Santos, a Mãe Gilda. Ialorixá do terreiro Axé Abassá de Ogum, em Salvador, Mãe Gilda morreu de enfarte, após ser acusada de charlatanismo no periódico de uma instituição religiosa protestante.
A legislação brasileira proíbe qualquer tipo de intolerância religiosa. A Lei nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989, alterada pela Lei nº 9.459, de 15 de maio de 1997, considera crime a prática de discriminação ou preconceito contra religiões.
FONTE: Fundação Cultural Palmares em 11/12/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.