Programa estadual realiza desfile de peças produzidas por terreiros de candomblé


“Celebramos hoje o reconhecimento do governo pelo nosso trabalho, a valorização e o respeito”. Com essas palavras, a mãe Ekedy Sinha abriu o desfile “Moda e Arte nos Terreiros, Cultura e Empreendedorismo Familiar”, realizado no terreiro de candomblé Casa Branca, em Salvador, através do programa Vida Melhor, na noite desta sexta-feira (14).
As roupas e os elementos da cultura afrobaiana, produzidas por 17 terreiros de Salvador e Lauro de Freitas, foram expostas durante o desfile, que contou com representantes do candomblé e do governo estadual. Entre as peças, a que chamou mais atenção do público foi a roupa de Oxum - que é a orixá do terreiro, sendo aplaudida com entusiasmo.
Desde 2011, data de criação do programa Vida Melhor, o Governo da Bahia auxilia a produção e a comercialização dos produtos confeccionados pelos religiosos. Por meio do Vida Melhor, equipamentos e insumos ajudaram às famílias nas produções.
O coordenador do Vida Melhor na área urbana, Ailton Florêncio, afirmou que o desfile das peças é parte da concretização do esforço de todos os beneficiários do programa. “A realização deste desfile é uma das ações que compõem a afirmação do trabalho feito nos terreiros. O objetivo deste governo é auxiliar os beneficiários, para ampliar a renda familiar e fortalecer a nossa cultura, a cultura baiana”.
Comercialização - A próxima etapa do programa Vida Melhor com os terreiros de Salvador e Lauro de Freitas será a inauguração da loja de comercialização, dia 27 deste mês, na Estrada do Coco. “O governo viabilizou um local adequado, uma loja, para que a população e os turistas conheçam a produção desses terreiros. Vamos inaugurar a loja, dando a continuidade ao projeto, com a comercialização do material’’, disse o secretário da Casa Civil e coordenador geral do Vida Melhor, Rui Costa.
FONTE: Governo da Bahia em 14/12/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.