Entidade internacional promove liberdade religiosa na Câmara


Representantes da Associação Internacional da Liberdade Religiosa (IRLA, na sigla em inglês) reuniram-se na tarde desta segunda-feira (3) na Câmara Municipal de São Paulo com o vereador Paulo Frange (PTB) e o presidente da Câmara, José Police Neto (PSD) para tratar dos primeiros detalhes de um evento previsto para ocorrer em maio de 2013 que busca promover esse direito a todo cidadão brasileiro.

O encontro contou com a participação do secretário geral da entidade, o francês John Graz, além de líderes da instituição no Estado, na América do Sul e representantes da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Segundo o secretário geral da IRLA na América do Sul, Edson Rosa, apesar do direito garantido pela Constituição, algumas religiões ainda sofrem perseguição em território nacional e, por isso, é importante que o debate em torno do tema seja mantido. “O indivíduo tem plena escolha entre crer ou não crer e em aquilo que crê. Ninguém pode forçar o outro a violar sua consciência (e mudar sua fé)”, ressaltou.

Para o vereador Paulo Frange, é preciso buscar na prática o direito à liberdade religiosa e a Câmara Municipal seria o local mais adequado para promover o debate em torno do tema. “Esse movimento que vai completar 120 anos traz a Câmara exatamente para o seu papel, que é o de representante da sociedade, de facilitador da aproximação da sociedade com um assunto dessa importância”.

A Associação Internacional para a Liberdade Religiosa foi fundada por líderes Adventistas do Sétimo Dia em 1893 e dedica-se à defesa e promoção da liberdade religiosa para as pessoas de todas as confissões religiosas. A IRLA possui o estatuto de entidade consultiva não-governamental junto à Organização das Nações Unidas e conta com filiais e associados em 80 países.

FONTE: Portal da Câmara Municipal de São Paulo em 03/12/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.