UFPB promoverá debate sobre História das Religiões


Nível nacional, o Governo Federal criou um órgão semelhante, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, cuja coordenadora, Marga Stroher, estará presente no evento da UFPB

Temática “Hermenêuticas Instauradoras no Estudo das Religiões” será debatida na UFPB durante o Segundo Seminário Videlicet de Ciências e História das Religiões, que será realizado a partir de amanhã até quarta-feira (28), no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas e Letras, no Campus da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa.

Durante o evento será realizada uma sessão especial da Câmara de João Pessoa sobre Diversidade Religiosa, um mini-curso sobre hermetismo e 18 conferências sobre temas relacionados às religiões, como Inquisição, Pentecostalismo, Neopaganismo, Confinamentos Religiosos e Imaginário.

Segundo o professor Carlos André Cavalcanti, líder do grupo Videlicet (que realizará o evento), o seminário é uma oportunidade para quem estuda as religiões cientificamente, porque contará com a presença de diversas figuras importantes da área. “O seminário é o evento mais importante da área de Religiões na Paraíba em 2012, pois trará para o Estado diversos colegas que possuem autoridade nacional no assunto. Estarão conosco o Presidente da SOTER (Sociedade de Teologia e Ciências da Religião do Brasil), Valmor da Silva (PUC-GO), o Vice-Presidente da ANPTECRE (Associação Nacional das Pós-Graduações em Ciências da Religião e Teologia), Gilbraz Aragão (Unicap), o Pró-Reitor de Graduação da Universidade Federal de Sergipe, Jonatas Meneses e, principalmente, a coordenadora nacional da Diversidade Religiosa da Presidência da República, Marga Stroher”, afirma.

O grupo Videlicet criou uma petição pública para a fundação do Comitê Estadual da Diversidade Religiosa, que terá como objetivo combater atos de intolerância religiosa na Paraíba. A nível nacional, o Governo Federal criou um órgão semelhante, vinculado à Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, cuja coordenadora, Marga Stroher, estará presente no evento da UFPB.

O Seminário é uma realização do Centro de Ciências Humanas e Letras (CCHL) e Grupo Videlicet de Estudos em Religiões, Intolerância e Imaginário, em parceria com Secretaria de Direitos Humanos do Governo Federal através do Comitê Nacional da Diversidade Religiosa e da Universidade Católica de Pernambuco e Pontifícia Universidade Católica de Goiás por intermédio dos seus cursos de Pós-Graduação em Ciências das Religiões.

O evento não cobra taxa de inscrição e ainda há vagas para o mini-curso sobre hermetismo, através do blog videlicet01.blogspot.com.br. O evento será gravado e será apresentado em vídeo no mesmo blog.

FONTE: InterJornal em 25/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.