Prêmio a liberdade religiosa para líder cristão da Nigéria

Prêmio Stefanus foi iniciado em 2005 pela Aliança Stefanus International, uma organização que luta pela liberdade religiosa


O ex-secretário Nacional da Associação Cristã da Nigéria (CAN) recebeu o Prêmio Stefanus lutar pela liberdade religiosa.

Engenheiro Samuel Salifu é o 5º ganhador do Prêmio, que foi apresentado a ele durante uma cerimônia em Oslo, Noruega.

O Prêmio Stefanus foi iniciado em 2005 pela Aliança Stefanus International, uma organização que luta pela liberdade religiosa anteriormente conhecida como Missão Norueguesa para o Oriente (NMTE).

Ele é dado a uma pessoa que tem se destacado na esfera pública nacional ou internacional "como um militante destemido pelos direitos humanos, e em particular a liberdade religiosa".

Anteriores destinatários do Prêmio incluem o bispo Thomas da Igreja Ortodoxa Copta de Alexandria.

Ao receber o prêmio, o Sr. Salifu encorajou as pessoas a lutar por justiça, independentemente do custo pessoal.

Ele contou acerca do seu trabalho como secretário para a CAN no norte da Nigéria e sobre sua crítica pela discriminação religiosa, que o levou a um período no corredor da morte depois de ter sido falsamente acusado pelo regime militar no poder de envolvimento em uma tentativa de golpe.

Ele acabou sendo libertado após o ex-presidente dos EUA, George W. Bush, pedir a libertação de um amigo pessoal que estava enfrentando a morte com a mesma acusação forjada.

Sr. Salifu agora é membro do conselho da agência Christian Solidarity Worldwide na Nigéria e está para escrever um livro que detalha a história do cristianismo e perseguição nas regiões do norte do país.

Reverendo Yunusa Nmadu, diretor executivo da CSW Nigéria, disse: "A CSW Nigéria felicita um dos nossos, ao receber um prêmio que não só incentivou-o pessoalmente, mas é também um incentivo para a nossa organização. Isto irá percorrer um longo caminho para fortalecer nossa trabalhar como defensores dos direitos humanos".

Mervyn Thomas, diretor executivo da Christian Solidarity Worldwide (CSW), disse: "Nós felicitamos o senhor deputado Salifu por receber este prêmio de prestígio, que é bem merecido. Estamos muito satisfeitos que a sua inabalável dedicação e contribuição destemida na luta pela liberdade religiosa e construção da paz no norte e no centro da Nigéria durante várias décadas tem sido reconhecida internacionalmente, e vai continuar a apoiá-lo em seus esforços para garantir a paz, a justiça e a reconciliação entre as principais comunidades religiosas no país”.

FONTE: CPAD News em 16/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.