Jornal da Câmara: consciência negra e diversidade religiosa


A vereadora Sandra Marrocos (PSB) fez uma reverência a Zumbi dos Palmares durante entrevista concedida ao jornalista Edmílson Lucena, no Jornal da Câmara (JC), na manhã desta terça-feira (20). A parlamentar apresentou sua homenagem ao Dia da Consciência Negra: “Muito especial essa data que nos lembra a morte de Zumbi, ícone da luta pela liberdade do povo negro do nosso país. Quero comemorar a visibilidade das lutas pela identidade negra”, proferiu.

A parlamentar lembrou que o governador Ricardo Coutinho (PSB) assinou na tarde de ontem (19) o Decreto Raça Cor, que atende as populações negras no Estado da Paraíba, que deverá incluir nas fichas de atendimento e prontuários do Governo as opções de cor/raça. Sandra ainda falou que o governador aproveitou o momento para ratificar os projetos realizados para as Comunidades Ciganas e Quilombolas e destacou o empenho para acabar com as diferenças raciais no Estado.

Sandra Marrocos também convidou a população a participar do Auto dos Orixás que terá inicio às 19h no Ponto dos Cem Reis, no centro da Capital paraibana. O espetáculo de dança e percussão afro conta a formação do povo brasileiro, a chegada dos negros africanos e seu encontro com os indígenas nativos brasileiros.

“Precisamos fazer com que as políticas públicas sejam efetivadas para o segmento negro, principalmente na área de saúde que tem suas peculiaridades, a exemplo da Anemia Falciforme que precisa de atenção. Existe discriminação e preconceito institucional que precisam ser combatidos afinal cerca de 58% da nossa população é negra ou parda”, disse a vereadora.

Outro tema tratado pela vereadora foi a diversidade religiosa que será debatida no próximo dia 28 de novembro, no auditório 411 do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A sessão acontece dentro da programação do II Seminário Videlicet Ciências e História das Religiões, no período entre os dias 26 e 28 de novembro. “Reafirmo o nosso Estado Laico enquanto tal tem que se manter. Nosso país é multirreligioso e deve garantir a liberdade religiosa para não permitir que o que acontece na Palestina aconteça em nossas terras”, falou.

A parlamentar fez uma avaliação da última campanha eleitoral do município e se disse muito satisfeita pelos 3.700 votos que recebeu da população pessoense mesmo não tendo sido suficiente para reelegê-la devido a estrutura política do país. Sandra ainda comentou algumas ações de seu mandato: a redução da carga horária dos psicólogos e assistentes sociais do município para 30hs, a regulamentação da Família Acolhedora.

Ao final da entrevista a parlamentar reafirmou sua posição partidária: “Minha liderança é Ricardo Coutinho que é ousado e quebra privilégios. Em janeiro onde estiver, estarei dando o melhor de mim na luta pelas melhorias da população da nossa cidade e de nosso Estado”.

FONTE: Câmara Municipal de João Pessoa em 20/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.