CCSE realiza V Jornada Acadêmica

Diversidade religiosa, direitos sociais e educação foram os temas abordados na V Jornada Acadêmica realizada na última terça-feira, dia 20, no CCSE. A comunidade presente teve oportunidade de participar da palestra da coordenadora Geral de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República,Dra. Marga Janete Ströher.


A V Jornada Acadêmica de Ciências da Religião, promovida pela Universidade do Estado do Pará (Uepa), que ocorreu na última terça-feira, dia 20, no auditório da Biblioteca do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), trouxe como tema “Direitos Sociais e Diversidade Religiosa”. O evento  promoveu diálogo entre docentes, graduandos e movimentos religiosos com intuito de fomentar discussões, debates e produção de conhecimento acerca do assunto.

A conferência de abertura foi proferida pela coordenadora Geral de Diversidade Religiosa da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Dra. Marga Janete Ströher, que falou sobre o tema “Diversidade Religiosa e Laicidade de Estado”. Ela defendeu uma maior discussão sobre o tema para que exista tolerância e respeito com o outro. “Em qualquer lugar a diversidade religiosa está presente, é importante que se fale sobre isso, pois existe uma crescente intolerância religiosa em todo o Brasil, e não só a intolerância, mas também a violência”, afirmou.

Estiveram presentes no evento a vice reitora da Uepa, Maria das Graças da Silva, o diretor do Centro de Ciências Sociais e Educação (CCSE), Pedro de Sá, o coordenador do mestrado em Ciência da Religião, Manoel de Moraes e a coordenadora do curso Ciências da Religião, Maria de Lourdes Santos.

Na oportunidade, a coordenadora Maria de Lourdes ressaltou sobre o objetivo do evento e agradeceu as parcerias formadas para a realização do mesmo. “A V Jornada Acadêmica surge com o propósito de ampliar o debate em relação ao fenômeno religioso, e principalmente sobre a diversidade religiosa. O objetivo maior é atender tanto os graduandos do curso de Ciências da Religião da Uepa, quanto aos graduandos do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor)”.

Alessandra Souza, graduanda em Ciências da Religião pela Uepa, ressaltou sobre a junção dos saberes religiosos aprendido na V Jornada. “O evento nos proporcionou uma reflexão sobre como podemos conviver em diversidade, respeitando um ao outro. Nós, futuros professores de ciência da religião, temos como dever incentivar a comunidade a conviver respeitosamente com as diferenças”, afirmou.

FONTE: Universidade do Estado do Pará em 20/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.