Candomblé é tema de documentário que será exibido no campus-sede


O candomblé, manifestação religiosa de origem africana, é o tema de documentário que será apresentado na Universidade Estadual de Montes Claros, nesta sexta-feira (23/11). O trabalho “Kiozô – o tateto do sertão” é uma iniciativa do departamento de Filosofia e da coordenação do curso de Ciências da Religião, por intermédio do Programa de Educação Tutorial (PET-CRE). A exibição está marcada para as 19h30, no auditório do prédio 2, no campus-sede.

A iniciativa faz parte das comemorações institucionais pela Semana da Consciência Negra, iniciadas no dia 20/11 – feriado municipal. Na abertura, haverá uma apresentação do Grupo Folclórico Saruê, da Unimontes, com um espetáculo de Candomblé. O evento contará com a participação do professor Flávio Serra, coordenador do Programa de Mestrado em Ciências da Religião da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas).

“Kiozô – o tateto do sertão” foi elaborado durante um ano e meio, envolvendo doze acadêmicos bolsistas dos cursos de Ciências da Religião, Ciências Sociais, Pedagogia e História, que integram o Programa de Educação Tutorial em Ciências da Religião da Unimontes. O programa é financiado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig).

O trabalho é a primeira produção dos “cineastas petianos”, sob a coordenação da professora Cristina Borges, chefe do departamento de Filosofia. O filme tem a duração de 35 minutos e versa sobre o perfil e representação do sacerdócio no Candomblé em Montes Claros.

A professora Cristina Borges salientou que o documentário ”contribui no campo da ética ao representar uma visão positiva do candomblé enquanto religião, que acolhe e ajuda espiritualmente aqueles que o procuram, em especial, os mais necessitados”. Ela ressalta ainda que a produção conta com depoimentos de sacerdotes do candomblé e cientistas da religião.

FONTE: Unimontes em 26/11/2012

Nenhum comentário

Tecnologia do Blogger.